Na última segunda-feira (17), foi realizada uma oficina pelo curso de Nutrição da Unisanta para divulgar a Resolução – RDC n.º 429, a nova regulamentação para rotulagem de alimentos, que entrou em vigor no dia 9 de outubro.

Ministrada no Laboratório de Técnica Dietética da faculdade, a dinâmica aplicada era “aluno ensina aluno”. A turma do 4.º semestre abordou as novidades e os itens básicos de rotulagem para os estudantes do 2.º semestre.

A Prof.ª Angela Ilha, coordenadora do curso, explica que os veteranos já estudaram essas questões anteriormente e agora passam os ensinamentos para os calouros, que irão aprender na disciplina de Composição de Alimentos.

“A proposta é sempre promover uma interação entre eles através dessas atividades dinâmicas. O conteúdo será aprofundado em sala de aula posteriormente, mas a ideia é que a primeira abordagem seja através dessa oficina prática”, explica.

Durante a atividade, foi apresentado o que é obrigatório ter em um rótulo e o que não é, com exemplos presentes nas bancadas. Como a nova rotulagem teve o prazo de obrigação no dia 9, Angela explica que alguns produtos ainda não são encontrados em prateleiras de mercados devido ao prazo de validade e, por isso, os alunos montaram uma apresentação gráfica já que ainda não é possível demonstrar na prática.

“A RDC n.º 429 vai influenciar muito na escolha de produtos, quem está no mercado vai saber comprar e terá mais conhecimento. Para os alunos, creio que o que viram aqui hoje vai ser uma ajuda boa para eles e vai influenciar muito no crescimento acadêmico. É de grande importância”, ressalta Isabelle Pelais, aluna do 4.º semestre.

A futura nutricionista ainda destaca a importância de aprender as novidades aplicadas na profissão. “É um mix de sentimentos porque eu me formo daqui a 2 anos, então tenho que estar bem atenta às novas informações. Você tem que passar confiança para aquela pessoa que futuramente vai atender e é muita responsabilidade. Para os alunos que apresentamos o conteúdo, é algo que requer dedicação e atenção porque precisamos mostrar dados e fontes confiáveis do que realmente está acontecendo”.

Para os calouros, a atividade também foi enriquecedora. “É muito importante receber essa troca, eles estão um ano a mais que nós, então a experiência que possuem já soma. Também falam de uma maneira que dá para entender porque, querendo ou não, a idade é próxima, então a forma de falar é mais parecida”, diz Gabriela Gomes de Abreus, aluna do 2.º semestre.