Giullia Martins Netto, de 16 anos, aluna do 2.ª série B do Ensino Médio no Colégio Santa Cecília, está pronta para representar não apenas sua escola, mas todo o estado de São Paulo nos Jogos da Juventude , que ocorrerão em novembro, na cidade de João Pessoa – Paraíba. A jovem nadadora se classificou após excelente resultado nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), onde conquistou três medalhas: uma de ouro nos 800 metros nado livre e duas de prata nos 400m e 1500m livre.  Participam dos Jogos da Juventude estudantes de todos os estados do País, em diversas modalidades.

Desde os 2 anos e meio de idade, Giullia já mostrava seu talento nas piscinas, inicialmente recomendada por um ortopedista para praticar natação como parte de um tratamento. A paixão pelo esporte só cresceu ao longo dos anos, levando-a a participar de diversos festivais e, mais tarde, a integrar instituições esportivas como Academia Estilo do Corpo, Clube Internacional de Regatas e atualmente a Universidade Santa Cecília (Unisanta).

“Conciliar a rotina de treino e estudo é bem complicado e difícil. Só quem é atleta entende isso. Mas o Colégio Santa Cecília está me dando muito apoio. Apesar da correria do dia a dia, me esforço para cumprir minha função de estudante”, explica Giullia sobre a sua jornada acadêmica e esportiva.

Para ela, a escolha da Unisanta foi um marco em sua carreira, pois buscava um ambiente que oferecesse suporte e incentivo para alcançar seus objetivos na natação. Suas conquistas incluem medalhas em competições estaduais e participações em seleções paulistas, destacando-se especialmente nas provas de 400m, 800m e 1500m livre.

Com uma rotina intensa de treinos que inclui até mesmo sessões regenerativas para otimizar seu desempenho a jovem mostra determinação e disciplina características de uma verdadeira atleta de alto rendimento. Seus ídolos na natação incluem Gabi Roncatto, Ana Marcela Cunha (ambas da Unisanta) e Katie Ledecky (EUA), nomes que inspiram sua trajetória rumo ao topo do esporte. Ela conta que “um dos dias de glória” foi quando treinou com Roncatto. “Amei nadar aqui na Unisanta na mesma raia que Gabi e fazer a mesma série que ela”.

Quando perguntada “como se vê no futuro”, a nadadora diz não gostar muito de ficar criando metas a longo prazo. “Gosto de criar pequenas metas para serem conquistadas e, no decorrer, ir criando objetivos cada vez maiores. Mas futuramente gostaria de entrar em uma seleção brasileira de natação e, quem sabe, representar o Brasil e a Unisanta em Olimpíadas e Mundiais”.

Confira alguns títulos e conquistas da atleta:
– Índice técnico e troféu eficiência no campeonato paulista 2021. (ouro em 3 provas individuais)
– Participação da seleção paulista no JEBS em 2022.
– Participação da seleção paulista nos Jogos da Juventude em 2023. (de 15 a 17 anos).
– Índice no Campeonato Absoluto José Finkel na prova de 1500m livre.
– Finalista em campeonatos brasileiros, nas provas de 200m livre, 400m livre, 800m livre e 1500m livre.
– Inúmeras medalhas em campeonatos paulistas em provas individuais.
– Índice absoluto do Campeonato Troféu Brasil (Maria Lenk), na prova de 1500m livre. (seletiva olímpica de natação).