Maria Laura Patella Couto, da 3ª série do Ensino Médio, terá a oportunidade de estudar Física com alunos de outras nacionalidades. Ela está entre os quatro estudantes brasileiros selecionados para participar do curso, sendo a única de escola particular.

Estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Maria Laura Patella Couto foi a única aprovada da Baixada Santista para participar da 12ª edição da Escola de Verão de Física, promovida pelo Departamento de Física da Universidade do Porto, em Portugal. A estudante realizará o curso de 28/8 a 2/9, com bolsa de estudos. Maria Laura está entre os quatro brasileiros selecionados, sendo a única aluna de escola particular.

A atividade é destinada a estudantes de Ensino Médio provenientes de países que falem a língua portuguesa em todo o mundo. Na oportunidade, Maria Laura assistirá as aulas e desenvolverá um projeto a ser apresentado no final do curso. A bolsa de estudos contempla atividades em sala de aula, orientação para o desenvolvimento do projeto final, passeios culturais, alojamento na Universidade e refeições, sem qualquer custo.

De acordo com a aluna, seu interesse pela disciplina começou no 1º ano do Ensino Médio, com as aulas da professora de Física, Rita Cássia Del Giorno. “Eu me interessei em  fazer  o  curso porque gosto muito de Física e a Profa. Maria Rita explica muito bem. A Física está em tudo no nosso cotidiano. Por exemplo, em um avião, com seus vetores, na posição do vento, no gasto da gasolina. Em tudo”, explica a estudante.

Para a docente de Física, o contato com outras culturas será primordial. “Acho importante ela ter essa oportunidade de aprender Física e Matemática com outras culturas. Aprender os caminhos que a Física pode levar, tanto para a Ciência como a Engenharia. E em termos de Engenharia, Portugal é um País bem avançado”, afirma Maria Rita.

Para participar da seleção, Maria Laura enviou alguns documentos em sua inscrição, entre eles: uma carta de apresentação feita por ela e outra de recomendação escrita pela professora de Física do Colégio, Rita Cássia Del Giorno. Também preencheu um formulário com informações pessoais, incluindo os cursos que já fez e enviou os boletins com notas de 2014, 2015 e do 1º bimestre de 2016.

“Creio que foi uma conquista grandiosa para a Maria Laura. Ela fecha o Ensino Médio com chave de ouro. Será uma experiência incrível para ela, em todos os sentidos. Estou certa de que participar da Escola de Verão de Física na Universidade do Porto abrirá as portas para ela no futuro”, disse a mãe orgulhosa, Profa. Dra. Katya Lais Ferreira Patella Couto.