Pela segunda vez no ano, Flávia Ribeiro é convocada para a Seleção Brasileira

A nadadora Flávia Ribeiro de Souza, única representante da Baixada Santista convocada pela Seleção, embarca para a Guatemala onde disputará o Campeonato Sul-Americano Escolar. Flávia, que tem 16 anos, encara com responsabilidade a convocação e o fato de ser a única representante da Baixada: “É fundamental representar a região numa competição importante. As pessoas acham que por ser escolar não é importante, mas é, sim, afinal é um campeonato internacional, um Pan-Americano”, diz ela.

Como a notícia da convocação só veio na quinta-feira passada (14/6), os preparativos para viagem foram corridos. “Foi uma correria porque juntou semana de prova na escola, treinos e a preparação para viagem”. Flávia cursa o segundo ano do Ensino Médio no Colégio Santa Cecília e tem o apoio e compreensão da Instituição para conseguir conciliar estudo e competições. ”Me deixam fazer as provas depois, me passam as matérias e assim consigo conciliar numa boa”.

Mesmo assim, Flávia conta que é difícil conciliar os treinos de segunda a sábado e os estudos. “Tem que deixar muita coisa de lado. É um sacrifício, mas como dizem meus pais, é um sacrifício do qual eu gosto”, conta.

Futuro promissor no nado costas – Em 2009, Flávia foi campeã no costas no Juvenil 1 do Campeonato Paulista e Brasileiro de natação.

Em 2011, foi novamente campeã paulista na categoria Juvenil 1, nos 200m costas e se destacou nos Jogos Escolares Brasileiros, sendo campeã brasileira nos 50m costas, vice-campeã nos 100m costas e 4º lugar nos revezamentos 4X50 livre e 4X50 medley. Seu bom desempenho nos Jogos levou à convocação ao Campeonato Sul-Americano.

Flávia representou por duas vezes o Brasil no torneio de Natação Multinations, em Portugal.

Gerson Luiz Pazian, treinador da Flávia há um ano e meio, vê um grande futuro para a nadadora. “Ela é um grande talento e tem um bom tamanho, se continuar nesse caminho tem tudo para dá certo e possibilidade de representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016”.