Assinatura da parceria é feita em um momento especial, o dia de encerramento da Rio + 20, em que o mundo deposita esperanças em um desenvolvimento autossustentável.

A Universidade Santa Cecília – Unisanta e a Marinha Brasileira, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha SecCTM,   firmam Acordo de Cooperação Técnica e Científica,  no próximo dia 22/6, às 10 horas, visando a realização de atividades consideradas de interesse comum, com o propósito de fortalecer o estudo das ciências do mar, a mentalidade marítima e difundir o conceito de Oceanopolítica.

A assinatura será no Auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, quarto andar,  com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha,  Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, da Alta Direção da Universidade, autoridades civis e militares .

Participarão da comitiva da Marinha o Vice-Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, comandante do 8º Distrito Naval;  o Contra-Almirante  Humberto Moraes Ruivo, diretor do Instituto de Pesquisa da Marinha; Capitão-de-Mar-e-Guerra Gerson Luiz Rodrigues Silva, Capitão dos Portos de São Paulo; o Capitão de Fragata Cléderson Bucci Fernandes, encarregado da Divisão de Parcerias Estratégicas do SecCTM) e o Capitão-Tenente James Acampora Bessa  Pinto, Assistente da SecCTM.

Dia especial

A parceria da Unisanta com a Marinha está sendo assinada em um dia especial para o mundo, 22 de junho, em que milhares de cientistas, diplomatas e governantes e representantes de diversos segmentos chegam ao último dia da Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, afirma a  reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado.

Há mudanças climáticas preocupantes, estoques naturais de alimentos em declínio, e o aumento da população desproporcional em relação às riquezas oferecidas pelo planeta assombram os governantes. São problemas cuja solução depende da união de todos. E a Unisanta aceita o desafio de colaborar com as pesquisas em torno do bem comum, afirma a reitora. Lembra que a Universidade Santa Cecília já tem uma contribuição importante com seu histórico de pesquisas científicas, o que será enriquecido agora com o expertise da Marinha, em prol de melhores dias para o planeta.

Para a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, será uma honra participar dos estudos tendo a Marinha Brasileira como parceira. O Brasil, com seu imenso mar territorial, é um tesouro ainda carente de pesquisas científicas que possibilitem um desenvolvimento pleno e autossustentável em benefício de nossa população e da nossa soberania.

O Brasil é visto como uma das esperança do mundo, por escritores, cientistas, autoridades e pensadores, nas áreas econômica e ambiental, acrescenta Lúcia. Há um mundo a ser melhor explorado em águas marítimas brasileiras, como a produção de combustíveis a partir de algas e a maricultura.

“Este é o momento de reunirmos parceiros éticos e competentes, que possam levar mais longe o conhecimento científico, alargando as fronteiras em áreas ainda pouco exploradas”.

Pontos em comum

Tanto a Marinha como a Unisanta têm um ponto em comum, conforme o Acordo: (…) a busca pelo desenvolvimento tecnológico e social aliados à preservação de nossos bens naturais, culturais e históricos.  O documento menciona a experiência da Unisanta quanto a pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico em mares e oceanos, “tendo inclusive realizado outras atividades em parceria com a Marinha do Brasil e demais instituições públicas e privadas no País e no Exterior”.

O papel da SecCTM é o de “acompanhar a evolução científica e tecnológica, o estado da arte, os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento realizados em instituições privadas e governamentais, de relacionar-se com as demais Forças Armadas e com os setores industrial, universitário e técnico-científico, nas atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico de sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas de interesse da Marinha”.

Potencial de pesquisas em Biológicas

O prof. dr. Roberto Pereira Borges, pesquisador da Unisanta, fez trabalhos em parceria com a Marinha do Brasil, em plano de manejamento da Ilha de Alcatrazes, segundo maior ninhal do Brasil. Para  ele,  o potencial de estudos que podem ser realizadas em conjunto é muito grande.

Além do Mestrado em Ecologia e Sistemas Costeiro da Unisanta, que está gerando diversas pesquisas de interesse, na área de Ciências Biológicas- Biologia Marinha, são estes os temas que poderão ser desenvolvidos, se houver interesse por parte da Marinha: Estudo de compostos derivados de organismos marinhos: aplicação biotecnológica;  isolamento de substâncias antiincrustantes; busca de fontes de energia derivada de organismos marinhos: aproveitamento de algas para a produção de biodiesel e outros compostos; estudos voltados à capacitação técnica e desenvolvimento da maricultura sustentável; desenvolvimento de programas de monitoramento de impactos das atividades navais no Brasil.

Engenharia e Tecnologia

Da parte da Unisanta, Borges ressalta o Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica, voltado para as áreas de Termofluidodinâmica, Instrumentação e Controle de Processos e Automação e Sistemas Computacionais; área de Processos químicos e industriais. Lógica paraconsistente aplicada em sistemas inteligentes e lógica paraconsistente aplicada em automação robótica; pesquisa em métodos tecnológicos aplicados à bioengenharia; pesquisas hidrodinâmicas  em sistemas estuarinos e região costeira; estudo de processos e operações unitárias.

Outros campos em que a parceria poderá ser aplicada é na exploração de petróleo e gás, sistemas eletrônicos (parte marítima) e tecnologia de informação.

Assecom –   14/06/2012 –   3202-7113      assecom@unisanta.br