O Núcleo deu treinamento para aluno que participou de processo seletivo

Desenvolver e preparar os acadêmicos da Universidade Santa Cecília para o enfretamento do mercado de trabalho é o objetivo do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta. E esse compromisso com os universitários não foi quebrado e segue sendo cumprindo durante a pandemia em que, inclusive, ingressar no mercado de trabalho tem desafios a mais.

O Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) foi inaugurado em maio de 2012 e é um setor focado no mercado de trabalho, cuja finalidade principal está centrada no preparo dos acadêmicos da Unisanta (alunos e egressos), no momento do enfretamento das buscas por colocações ou novas oportunidades de emprego.

Idealizado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Unisanta, o núcleo oferece prestação de serviços sob a forma de orientação aos interessados, que vai desde a elaboração adequada do currículo, da apresentação e postura diante de entrevistas até o preparo e desenvolvimento de competências exigidas pelas vagas ofertadas pelas empresas.

O NDC, coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos, também abre espaço para a comunidade, oferecendo curso livres como capacitação e qualificação. Além disso, o núcleo também presta serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos, junto às empresas, principalmente as de porte pequeno e micro.

Uma menção honrosa que exemplifica muito bem a importância que o NDC tem na vida daqueles que requerem os seus serviços é o caso do aluno do 6º. período do curso de Engenharia Civil da Unisanta, Luis Felipe Silva Pereira, de 21 anos, que realizou, até agora, doze reuniões com o núcleo e já foi aceito em uma vaga de estágio e está no meio de dois processos seletivos para empresas do ramo.

Luis Felipe buscou o apoio do NDC em um momento de necessidade. O aluno de Engenharia tinha o desejo de ingressar no mercado de trabalho, mandava currículos para várias empresas, mas não obtinha sucesso. Foi então que, com o apoio de sua tia, entrou no site da Unisanta procurando algum serviço de apoio da universidade e encontrou o NDC.

“Interessei-me pela descrição e entrei em contato para saber como funcionava, sem colocar muitas expectativas. Fui respondido, marcaram uma reunião comigo e, a partir desta primeira reunião, minha vida começou a tomar um rumo diferente”, relembrou o aluno da Unisanta.

Em um total de 12 reuniões (consideradas também como sessões de coaching), além de uma comunicação frequente por um grupo de WhatsApp, Luis Felipe teve seu currículo analisado pelos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina dos S. Guedes Pinto, que ainda davam dicas de comportamento e o preparavam para possíveis situações durante as entrevistas.

Recentemente, Luis Felipe foi selecionado para estagiar na Aluminar Serralheria, uma empresa de São Paulo estabelecida em Santos. Além disso, ele está no meio de dois processos seletivos para vagas: na Cyrela, uma incorporadora e construtora de imóveis, multinacional sediada em São Paulo, e na Athon Engenharia e Construção, sediada em São Vicente. “Cada pequena vitória que obtive, eles comemoraram e se sentiram contentes vendo o meu desenvolvimento a cada semana”, ressalta Luis Felipe sobre os seus orientadores no NDC.

Por fim, Luis Felipe Silva Pereira destaca: “Estou dando continuidade com os atendimentos do NDC toda a semana para relatar minhas conquistas, impor metas e sempre treinar a entrevista”. O futuro engenheiro civil, que se vê cada dia mais preparado para o mercado de trabalho, conclui: ”Através da minha experiência, recomendo fortemente o NDC para aqueles que queiram dar a virada em sua vida”.