[Atualização] Previsão de maré elevada se mantém, informam o NPH Unisanta e a Defesa Civil de Santos

122

Conforme previsto, na tarde de ontem (30/03) a maré foi elevada e atingiu 1,74m na região da Ponta da Praia e 1,93m no interior do estuário, de acordo com os dados medidos pela Praticagem de São Paulo.

As previsões dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) indicam que hoje (31/03) a maré continuará elevada. Além disso, segundo a previsão meteorológica da Defesa Civil de Santos, também são esperadas chuvas moderadas a fracas no período, entretanto o maior volume ocorreu ontem (30/03).

Na Baía de Santos, a maré deve atingir 1,9m hoje à tarde (31/03). No interior do estuário, esse aumento será ainda maior, com previsão de 2,1m na tarde de hoje (aumento de 70cm em relação à tábua de maré), 1,9m na madrugada e tarde de quinta-feira (Tabela 1, Figuras 1, 3 e 4). Hoje (31/03) o mar está um pouco mais agitado com ondas entre 1,0m e 2,0m de altura, e a previsão para amanhã é de ondas entre 1,5m e 2,5m de altura (Figura 2).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar e ondas durante os picos de maré.  Fonte: NPH-UNISANTA

Com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção devido à previsão de maré entre 1,8m e 2,0m na região da Baía de Santos.

Em relação à previsão meteorológica, de acordo com a Defesa Civil de Santos para o dia de hoje, o núcleo mais intenso de instabilidades associadas à frente fria que afetou o tempo nos últimos dois dias já se encontra mais afastado da região, reduzindo, assim, o risco para ocorrências de chuvas fortes ou volumosas. Apesar disso, a nebulosidade estará presente no céu de forma variável. Já houve registros de chuva nas primeiras horas do dia, o que deverá ocorrer em outros períodos ainda hoje, agora com intensidade esperada de moderada a fraca. Já para os próximos dias, a tendência será de gradual estabilização e redução da chance de chuva. Será mantido um aporte de umidade que deverá causar novos aumentos de nebulosidade na parte final dos dias, com possibilidade de ocorrências de precipitações fracas e irregulares, sem volume significativo.

Tabela 2 – Precipitação esperada nos próximos dias.  Fonte: Defesa Civil de Santos

Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos devido à ação combinada de maré elevada e chuva com intensidade moderada em alguns períodos. Entretanto, como não há previsão de ondas intensas, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Boletim emitido às 10 horas de quarta-feira (31/03). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de hidrodinâmico (31/mar., 17h). A escala de cores representa o nível do mar em metros.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v1, em azul e SWAN v2, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.