O curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promove, na próxima segunda-feira (10), o curso “Garantia de Escoamento: Parafinas”, ministrado pelo pesquisador do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), Carlos Nagib Khalil. O evento será das 19 às 22 horas, no Consistório do Bloco M (Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão).

Khalil, que atuou intensamente na indústria de petróleo mundo afora com métodos de desobstrução de tubulações de petróleo e com suas técnicas patenteadas, falará sobre estratégias e procedimentos com a finalidade de assegurar, que os fluidos produzidos por um reservatório (óleo, gás e água) escoem entre o fundo do poço e o ponto de separação desta mistura multifásica.

“O workshop do pesquisador abordará o tema ‘parafinas’ do ponto de vista do escoamento. A importância do tema fez com que a Unisanta trouxesse este profissional para enriquecer a formação dos futuros engenheiros de petróleo”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Unisanta, professor Ivanilto Andreoli.

Garantia do Escoamento – Segundo Andreoli, a deposição de parafinas nas tubulações e a gelificação do óleo devido à precipitação de cristais de parafinas causa transtornos operacionais diversos com consequência de perdas de grandes volumes de produção de óleo e gás.

Os petróleos em geral apresentam problemas de parafinação e cabe aos engenheiros de petróleo buscar soluções para garantia do escoamento, tais como: aquecimento de tubulações, isolamento térmico das tubulações, passagem rotineira de PIGs raspadores e soluções químicas.

“O petróleo do Pré sal em geral é bastante parafínico e os desafios serão enormes em termos de escoamento. Certamente muito trabalho para os engenheiros de petróleo para aumentar a eficiência operacional de produção”.