Um lugar onde os visitantes aprendem, de forma clara e divertida, através de atividades dinâmicas e lúdicas, a desenvolver a capacidade de interagir com a natureza e a compreender a interação que há entre os seres e o meio ambiente, enfatizando a sustentabilidade ambiental. Essa é a melhor forma para descrever o Programa Eco Pólis, que a empresa Dow Brasil, com apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), lança nesta terça-feira, dia 29 de março, às 9 horas, na Av. Santos Dumont, 4444, em Vicente de Carvalho, Guarujá.

O evento marca os 40 anos de operações do Complexo Industrial de Guarujá e terá entre os temas apresentados o compromisso da empresa em relação aos projetos de Responsabilidade Corporativa, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Na oportunidade, estarão presentes pela Universidade, o diretor de Relações Institucionais da Unisanta, Luiz Vidal de Negreiros; o diretor da Faculdade de Educação Física e Farmácia da Universidade, João Carlos Teixeira de Souza Barros e o professor de Ciências Biológicas e diretor do Projeto Eco Polis, Orlando Couto Junior.

Projeto Eco Pólis – No Eco Pólis, os visitantes se deparam com diversas atrações como a Estação Manguezal, que inclui tanques de cultivo, nos quais são mantidos organismos típicos do manguezal, viveiro de mudas de plantas de manguezal – colocadas em garrafas PET e estocadas até que estejam prontas para o replantio-, e o museu de examplares da fauna de manguezal. Há vários espaços temáticos, entre eles o Laboratório “Robert Hooke”, local onde os visitantes podem observar em lupas e microscópios organismos e estruturas de plantas coletadas durante o percurso pela passarela e trilha, a Biblioteca “Contos da Mata”, as Salas: Aves, Peixes, Camaleão (que apresenta um tema a cada mês), Sustentabilidade – que mostra exemplo de práticas sustentáveis -, Pesquisador; e o Espaço Oceano – um ambiente multimídia para apresentação de vídeos e palestras, além de ser um espaço onde os visitantes podem se dedicar à confecção de materiais para as atividades que o projeto proporciona.

Trata-se de um Programa de Educação Ambiental que proporciona uma experiência de Biodiversidade e Sustentabilidade àqueles que buscam mudanças em suas práticas diárias. O objetivo é mostrar que é possível existir uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. “Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia”, destaca Couto Junior.

Além do diretor do projeto, Orlando Couto Júnior – professor da Unisanta e mestre em Aquicultura e Pesca-, a equipe do Eco Pólis é composta pela coordenadora Marina Franceschinelli de Souza e a assistente de coordenação Camila Formazari, ambas ex-alunas da Unisanta. O projeto conta ainda com a participação de alunos de Ciências Biológicas da Universidade que atuam como monitores durante as visitações.

A partir de abril, o Eco Pólis estará aberto para a visitação de alunos, professores, pesquisadores e empresas interessadas. Informações no site www.unisanta.br/ecopolis ; pelo e-mail ecopolis@unisanta.br ou pelo telefone: (13) 3358-8602.