O tema central será “Formando Engenheiros Internacionais para a Sociedade da Informação”

O 40º IGIP Simpósio Internacional de Educação em Engenharia será realizado de 27 a 30 de março, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), com organização do Conselho de Pesquisas em Educação e Ciências (COPEC). O tema central é “Formando Engenheiros Internacionais para a Sociedade da Informação”. A abertura do evento será realizada no dia 28/3, segunda-feira, às 8h30, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, Bloco M – térreo.

O Comitê Científico Internacional está planejando um programa científico muito abrangente que cobrirá plenárias de convidados, palestras atuais, mesas-redondas e workshops, bem como sessões técnicas. A língua oficial é o Inglês, e haverá sessões especiais em Espanhol e Português.

Programação: No domingo (27/3), o programa tem início às 8h30, com o workshop Como melhorar o ensino de graduação em Engenharia Mecânica, utilizando um software de simulação, a cargo do Prof. Dr. Arnaldo Mazzei (EUA). A Profa. Dra. Clara Amélia de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina) ministrará, às 13h30, o workshop Desenvolvimento curricular nos cursos de Engenharia e Informática.

A abertura do evento será realizada na segunda-feira, dia 28/3, às 8h30, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, Bloco M – térreo. Estarão presentes a reitora da Unisanta, Profa. Dra Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a presidente da Universidade, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani; o presidente da Sociedade Internacional para Educação em Engenharia (IGIP), Prof. Dr. Michael Auer; a presidente do Comitê de Monitoramento Internacional do IGIP, Profa. Dra. Dana Dobrovská; o presidente da Sociedade Educacional do Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE Education Society), Prof. Dr. Russ Meyer; além dos organizadores do simpósio, Prof. Dr. Cláudio da Rocha Brito e Profa. Dra. Melany Ciampi. Na oportunidade será discutido o tema central do evento “Formando Engenheiros Internacionais para a Sociedade da Informação”.

Entre os palestrantes da manhã estão professores da Rússia, Áustria e Estônia.

Na terça-feira (29/3), às 8h30, o presidente do Centro de Computação Gráfica de Portugal, Prof. Luis Amaral, falará sobre Educação em Engenharia e Tecnologia em Portugal. Serão abordados por pesquisadores portugueses os temas: O valor do hands-on sobre a atividade no ensino da ciência e tecnologia: desde os laboratórios tradicionais até os laboratórios virtuais; Cursos de Especialização: o desafio da nova universidade; Ensino da Engenharia Técnica na Universidade do Porto. Das 10h30 às 17 horas (com intervalo para almoço) serão realizadas as sessões técnicas.

No último dia do simpósio, quarta-feira (30/3), as palestras também terão início às 8h30, com pesquisadores americanos e argentinos com os temas Serviços de aprendizagem de projetos de Engnharia e Desing no Equador; Sala de Aula Inclusiva; O IEEE a Engenharia da Educação pelo Desenvolvimento Profissional. às 10h30 serão realizadas as sessões técnicas e às 15h30 haverá o encerramento.

Temas – O evento abordará tópicos como Aspectos Internacionais da Educação em Engenharia; Desenvolvimento Curricular; Gestão do Conhecimento e Tecnologias assistidas por Computador; Língua e Humanidades em Educação em Engenharia; Matemática e Ciências Naturais na Educação em Engenharia; Mulheres em Carreiras nas Áreas de Tecnologia; O Homem e a Tecnologia; Pesquisa em Educação em Engenharia e Pedagogia da Engenharia; Pós-Graduação e Quadro de Qualificações; Trabalhando com Projetos; Treinamento de Professores na Área Tecnológica.

De acordo com o presidente do comitê organizador do Simpósio e presidente do COPEC, prof. dr. Claudio da Rocha Brito, a Unisanta foi escolhida como anfitriã por ser uma universidade dinâmica que tem tradição em engenharia na região com laboratórios e centros de pesquisa.

O congresso conta com um programa social que inclui uma recepção de boas vindas, cerimônia de Abertura, uma tarde de confraternização com performances culturais e um jantar de encerramento.

O COPEC é a única organização nas Américas que atua como Centro de Treinamento para Acreditação da Sociedade Internacional para Educação em Engenharia (IGIP), promovendo a qualificação e competência de professores da área de engenharia e possibilitando que o IGIP confira o registro profissional de International Engineering Educator – ING-PAED IGIP.