A vida profissional de Cristiano Lima é um exemplo de educação continuada, persistência e competência. Com a vinda da Vale Fertilizantes, em 2010, ele foi   chamado ao que considera  um novo desafio: ser gerente industrial de duas unidades da empresa,  no polo industrial  de Cubatão.

“Tenho plena convicção de que o resultado da sua vida pessoal e profissional está ligado diretamente  às decisões que você toma”, afirma. Ele, que havia iniciado o curso de Engenharia Civil no segundo semestre de 1993, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), resolveu pedir  transferência para a primeira turma de  Engenharia Química,  em 1994.

“A mudança de curso  foi fundamental para minha carreira e com certeza o aprendizado acadêmico na Unisanta serviu como um forte alicerce para sustentar meu resultado profissional”.

“Gosto de lembra que fiz todo o curso de Engenharia Química, com término em 1998,  trabalhando de turno, ou seja, muitas vezes ia da faculdade para o trabalho e vice-versa, foram tempos de persistência”.

Sua trajetória anterior  mostra a intenção de se aperfeiçoar sempre.

Cristiano Lima iniciou sua carreira dentro da empresa como Operador de Processos I no Complexo Industrial de Cubatão (CCB), na Unidade de Nitrato de Amônio e Fertilizantes. Na Ultrafertil (estatal), fez o concurso para o curso de Operadores de Processos em 1992, foi aprovado e fez o curso dentro do Complexo Industrial de Piaçaguera (CPG) da empresa,  de 9/11/1992 a 18/12/1992.  Entretanto, devido ao processo de privatização, só foi contratado em 1993.

Em 2000, com entrada em operação da unidade de fabricação de Ultraprill no CCB, já como Operador de Processos II, foi promovido a Técnico de Operações. Sua formação como engenheiro químico foi um diferencial para assumir essa nova posição.

“Em 2003, concluiu MBA em Gestão Empresarial pela FGV, o que, somado a minha formação universitária me impulsionou a conseguir finalmente,  em 2004,  a tão sonhada  promoção  a Engenheiro de Processos, o que me permitiu exercer  minha profissão e colocar em prática o aprendizado recebido nas diversas disciplinas da Universidade”, explica..

Em 2007, fez um curso de especialização em administração industrial pela Fundação Vanzoline e no mesmo ano assumiu uma nova posição: gerente de produção. Com isso, finalizou sua carreira técnica e iniciou sua carreira de gestão. Com a vinda da Vale Fertilizantes,  em 2010, foi chamado para o importante cargo que ocupa hoje, de gerente industrial.