A reitora e a presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profª Drª Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente, participaram da cerimônia de assinatura dos contratos entre a Prefeitura de Santos e a Fundação Universidade de São Paulo (FUSP) para a elaboração de dois Planos: o de Ciência, Tecnologia e Inovação,e o de Marketing e Atração de Empresas para o Parque Tecnológico de Santos. Na oportunidade 1/09 foi instalado o conselho técnico da Fundação de Tecnologia e Conhecimento de Santos, nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, no Teatro Guarany.

O Grupo Técnico de Pesquisas participará da criação dos dois planos e é composto pela Prefeitura de Santos, Unisanta, Usiminas, Petrobras, Codesp, Associação Comercial de Santos e outras instituições de ensino.

Durante a cerimônia, estiveram presentes o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Dante Martinelli; o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santos, Márcio Lara; o diretor executivo da FUSP, Antonio Marcos de Aguirra Massola; o diretor de Planejamento da Codesp, Renato Barco, entre outras autoridades. Pela Unisanta também prestigiaram a solenidade o diretor da Faculdade de Engenharia, Prof. Antônio de Salles Penteado; o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Áureo Pasqualeto Figueiredo e o diretor de Relações Institucionais, Prof. Luiz Vidal de Negreiros.

Planos – O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como objetivo diagnosticar instalações, pesquisadores e estudos e identificar oportunidades de pesquisa que promovam a inovação destinada a empresas da região. As atividades que utilizam tecnologia em Santos e a elaboração de projetos e ações para viabilizar o marketing do Parque para atrair novas empresas à cidade estão entre as propostas do Plano de Marketing e Atração de Empresas.

Parque Tecnológico – O Parque Tecnológico de Santos reúne instalações de pesquisa locais em terrenos nos bairros do Valongo, Vila Nova e Vila Mathias. Esses espaços oferecem oportunidades para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento e inovação tecnológica, como as universidades, escolas ou centros de pesquisa ao setor produtivo, estimulando a competitividade e a produção de bens, serviços, e processo que resultem em geração de riqueza com a inclusão social.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEDES/PMS