Unisanta marca presença na 2.ª edição do Inova Portos

238

A Universidade Santa Cecília – Unisanta marcou presença, com o coordenador do MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais, Rafael Pedrosa, na 2.ª edição do Inova Portos, evento realizado entre os dias 22 e 23 de agosto, no Parque Balneário Hotel, em Santos. O seminário reuniu as maiores autoridades especialistas do setor portuário para debater tecnologia e inovação. Na oportunidade, ele aproveitou para abordar temas como a indústria 4.0, uma tecnologia que preza pela eficiência e produtividade.

“Nós falamos de impressão 3D em metal onde são feitas as hélices de navios, IoT (Internet da Coisas), inteligência artificial, que tem trazido competitividade e diminuído o custo dos terminais portuários ao redor do mundo. O projeto de gaveteiros dos contêineres, que está sendo estabelecido no porto de Jebel Ali, em Dubai, que é um projeto meu, de 2014, nós trouxemos também aqui no evento e, por fim, a gente falou aqui do sistema portuário e do aumento de competitividade por meio da inteligência artificial”, comentou em entrevista para o programa Bom Dia, Cidades, da TV Santa Cecília.

O tema de sua palestra foi “Novidades da Indústria 4.0 para o setor portuário”, na qual foram apresentadas soluções para geração de energia limpa e também o contêiner dobrável que ocupa espaço equivalente a 20% do tamanho original enquanto está vazio.

Pedrosa também participou como debatedor do painel “Inovação na comunidade”, no qual conversou com o presidente da ABTRA (Angelino Caputo), com o presidente da SPA (Fernando Biral) e outros presentes, comentando sobre inserir a inovação no processo de aprendizagem e formação de profissionais aptos aos desafios do mundo atual. Além disso, também apontou a necessidade de a discussão sobre inovação ser perpetuada por meio de debates e execução de projetos através de uma agenda permanente de trabalho entre todos os atores envolvidos.

O que é o Inova Portos? – Evento cujo objetivo é debater a cultura da inovação e trazer soluções tecnológicas para o setor portuário. A 1.ª edição foi realizada entre os dias 4 e 5 de maio deste ano e organizada pelo Porto do Itaqui (MA).