Unisanta lança cursos novos de graduação de Tecnologia da Informação, área em expansão no mercado de trabalho

390

Os cursos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Gestão de Tecnologia da Informação são oferecidas de forma presencial e EAD.

As profissões ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI) estão entre as mais requisitadas pelas empresas atualmente. Segundo matéria publicada pela rede social para o mercado de trabalho LinkedIn, nove dos 15 cargos em ascensão apontados em levantamento realizado pela rede estão ligados à TI.

O segmento também ganhou destaque em matéria da revista Você S/A sobre quais profissionais estarão em alta em 2021. De acordo com a matéria: “Os profissionais de tecnologia nunca estiveram tão em alta. 60% dos executivos consultados pela Robert Half (consultoria de recrutamento) afirmam que o período de quarentena acelerou os processos de transformação digital das empresas. E isso vale para todos os setores. Uma constante em praticamente todas as empresas é o uso maciço de dados – seja para definir estratégias de marketing na indústria e alimentos, seja para criar novos produtos para companhias de seguros”.

Pensando em atender a essa demanda e preparar os seus alunos para as exigências do mercado de trabalho, a Universidade Santa Cecília – Unisanta lançou os cursos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Gestão de Tecnologia da Informação, nas formas presencial e a distância (EAD).

“O mercado de Tecnologia da Informação está, a cada ano que passa, mais deficitário de profissionais, em especial na área de desenvolvimento de sistemas. Com o crescimento desenfreado de novas tecnologias, mesmo empresas com alto nível de informatização precisam, frequentemente, modernizar seu parque tecnológico para não ficar para trás na concorrência. Novas tecnologias propiciam modernização de sistemas, exigindo mais e mais a atuação de desenvolvedores”, afirma o coordenador dos cursos, Prof. Me. Antonio Carlos Marques do Amaral Guerra.

Para o docente, a tendência é que o mercado de tecnologia continue em expansão. “É só pensarmos como era a tecnologia há 30, 20, 10 anos e vermos o quanto ela está mudando e ainda mudará nos próximos anos. Felizmente, para os profissionais dessa área, as perspectivas são ainda melhores do que as atuais, mas logicamente o mercado faz uma seleção natural dos bons profissionais e,  portanto, não basta ter um diploma, mas uma boa formação profissional”.

Guerra ressalta que os egressos de ambos os cursos poderão atuar em empresas de todos os portes, públicas ou privadas, ou mesmo de forma empreendedora. “A Unisanta recebe frequentemente empresas de TI da região e da Grande São Paulo em busca de alunos para preenchimento de vagas em seus programas de estágio e mesmo para efetivos”, destaca.

Sobre os cursos – A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unisanta forma profissionais capazes de analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de empresas, sistemas web e aplicativos para dispositivos móveis. Este profissional é habilitado também a avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados e a coordenar equipes de produção de softwares.

Conforme pesquisa feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), os analistas de sistemas estão entre os profissionais mais requisitados pelas empresas do Brasil e do exterior. Isso porque no mundo de hoje, os meios de produção e as relações sociais estão cada dia mais ligados à tecnologia, o que faz com que haja uma alta demanda por especialistas na área de TI. O segmento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está entre as áreas que mais realizaram contratações formais nos últimos anos.

Já o curso de Gestão de Tecnologia da Informação proporciona aos alunos acesso ao instrumental necessário para seu desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para atuar de forma empreendedora em empresas, ou mesmo assumindo iniciativas de empreendedorismo social, a partir de conhecimentos científicos que possam melhor capacitá-los no desenvolvimento de seus negócios e pleno exercício de suas competências.

Além de desenvolver conhecimentos na gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação, preocupa-se em preparar o futuro gestor a bem liderar as pessoas, que são os principais recursos existentes em qualquer organização.

Fazem parte do público-alvo interessados em ter conhecimentos e habilidades para atuar na área de gestão da Tecnologia da Informação em empresas ou de forma empreendedora.

Vestibular 2021 – Informações sobre o Vestibular 2021, clique aqui.