Apenas doze Instituições no Brasil possuem um núcleo da Escola Piloto de Engenharia Química e a Unisanta é a única da Região a sediar o Engenheiros sem Fronteiras

Como objeto de expandir o leque de atividades extracurriculares para os estudantes, Thiago Pongelupe Ribeiro, aluno de 3º ano de Engenharia Química da Universidade Santa Cecilia trouxe para a Unisanta dois novos projetos na área de Engenharia. O primeiro, na área acadêmica, é o Núcleo da Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ) e o segundo, de responsabilidade social, é a ONG Engenheiros sem Fronteiras.

Thiago também é presidente do American Institute of Chemical Engineers – Santos/Unisanta (AIChE-Santos/Unisanta), organização líder mundial para professores e alunos de Engenharia Química.

EPEQ – Apenas doze Instituições no Brasil possuem um núcleo da Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ). A EPEQ consiste em um grupo de alunos que estudam a fundo um tema que não é visto na grade curricular da Engenharia Química, como por exemplo: polímeros, fármacos e cosméticos. Os membros ministram a aula para o próprio grupo durante seis meses e, no semestre seguinte, é aberto esse curso para todos os alunos interessados.

Engenheiros sem Fronteiras – A Universidade Santa Cecília conta agora também com um núcleo nacional da ONG Engenheiros sem Fronteiras, o primeiro da região e a maior ONG de Engenheiros e Arquitetos do País. A entidade está presente em mais de 65 países com mais de 150 mil voluntários, e desenvolve projetos baseados na Engenharia a fim de promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade da vida de população em necessidade, como por exemplo a construção de fossas sépticas em locais carentes. Além de Thiago, estão à frente do projeto Igor Zaarour Alves, aluno do 8º semestre de Engenharia mecânica e Henrique Biude, aluno do 6º semestre de Engenharia Civil.

As linhas de atuação são: educacional, sustentabilidade, gestão e empreendedorismo, infraestrutura e assistência básica. Neste segundo semestre haverá a elaboração de um meio de captação da água da chuva para diminuir os gastos de uma creche de Santos.

Dia Internacional da Juventude – Outra atividade é a que a AIChE e a ONG Engenheiros sem Fronteiras participaram, no último dia 16, na ETEC Adolfo Berezin, em Mongaguá, das comemorações do Dia Internacional da Juventude, criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Doze alunos de Engenharia da Unisanta e um de Educação Física participaram da ação que envolveu 50 alunos do 3° ano da ETEC. Além de palestra, os universitários promoveram algumas experiências nas áreas cinética, física e termodinâmica.

“Neste ano, foram realizados 154 eventos no Brasil. Os jovens brasileiros bateram 50 vezes o recorde brasileiro e quase 3 vezes o recorde mundial e nós, alunos da Unisanta, contribuímos para isso”, afirmou Thiago.