A estimativa é de que participem das reuniões, que acontecem no dia 23/10, cerca de 100 empresas de todo o Estado

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional Santos realiza, na próxima quarta-feira (23/10), das 13h às 18h, no Mendes Convention Center em Santos, Rodada de Negócios. O objetivo é estreitar as relações entre grandes e médias empresas com as pequenas e microempresas, visando ao desenvolvimento de novos negócios. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) é a única que participará, como âncora, do evento, além de ser, ao lado da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento.

A sintonia com as indústrias, com o porto e com as necessidades econômicas e urbanísticas de Santos é uma das características da Unisanta, pois o primeiro curso da Instituição, o de Engenharia Operacional, foi criado para atender às demandas desse segmento.

No último dia 16, por exemplo, a Universidade Santa Cecília foi a primeira a ter projeto aprovado pelo Conselho Técnico da Fundação Parque Tecnológico de Santos. Um estudo científico estruturado em Lógica Paraconsistente é capaz de, a partir de um banco de dados, prever riscos em negócios ou em atividades em várias áreas do conhecimento, para alertar os gestores sobre a tomada de decisões. A aprovação do estudo aconteceu no Paço Municipal, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

O projeto selecionado chama-se “Sistema Especialista Paraconsistente Avaliador de Riscos” e foi apresentado pelo Instituto Tecnológico de Pesquisa da Baixada Santista – ITPBS, ligado à Unisanta.

Essas pesquisas, e outras inúmeras, se apoiam nos trabalhos de pesquisadores ligados ao GLPA do Núcleo de Pesquisas em Eletrônica (NPE), polo mundial em Lógica Paraconsistente e Sistemas de Apoio a restabelecimento, distribuição e transmissão de energia elétrica. Na Unisanta são quatro grupos de estudos que têm ligação com o projeto: Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada em Automação e Robótica; Grupo de Lógica Aplicada em Sistemas Inteligentes; Grupo de Pesquisa em Métodos Tecnológicos Aplicados à Bioengenharia; GPEA – Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada.

Empresas participantes – A Rodada de Negócios é uma estratégia do Ciesp para reunir empresas de diversos segmentos e portes e criar novas oportunidades de negócios exclusivos, aproximando-as e fortalecendo o associativismo. Entre as empresas confirmadas estão: A Tribuna Jornal; Brasil Terminal Portuário; Columbian Chemicals Brasil; CPFL Serviços, Equipamentos, Indústria e Comércio; Ecoporto Santos; Estrada Transportes; Libra Terminais; Maersk Brasil; Marimex Despacho Transportes e Serviços; Reefercon Engenharia de Containers; Saipem do Brasil Serviços de Petróleo; Santos Brasil; SENAI Santos; Transporte e Comércio Fassina; Vale Fertilizantes S/A e Vilage Marcas e Patentes.

Mesas de negócios – A expectativa do CIESP Santos é de que as mesas de negociações reúnam cerca de 100 empresas de pequeno e médio porte, que sejam potenciais fornecedoras para grandes compradoras de bens e serviços. Nas rodadas de quatro  horas de duração, com reuniões de 10 minutos, cada participante poderá realizar seis encontros por hora, totalizando 24 encontros.

Por meio de encaixes, o participante poderá realizar aproximadamente 48 reuniões em um único dia. Por demandarem grande variedade de produtos e serviços, as empresas âncoras acabam se tornando potenciais compradoras para novos fornecedores, que buscam ampliar seus negócios.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ciesp.com.br/rodadas ou pessoalmente no local do evento. Mais informações: (13) 3219-9484 / (11) 3549 3288/3202.