Profissionais que atuam na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em operadoras portuárias e nas empresas ligadas ao maior porto da América Latina, em Santos (SP), integram a segunda turma do curso MBA em Gestão Ambiental Portuária, promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) em parceria com a Marinha do Brasil.

A aula inaugural foi realizada na noite desta terça-feira (1º), com a palestra Gestão Ambiental no Porto de Santos, ministrada pela Superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Codesp, Alexandra Grota.

Na oportunidade, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, recebeu os novos alunos de MBA, ressaltando o compromisso da Universidade com a qualificação e atualização profissional de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Mencionou os diversos estudos na área portuária e ambiental realizados pelos núcleos de pesquisas da Universidade e por meio de parcerias institucionais como a firmada com a Marinha do Brasil.

“Reunimos mais uma vez nesse MBA pessoas interessadas em seu aprimoramento e crescimento profissional, as quais estarão aptas a apresentar propostas de ações e gestão integrada na área portuária de modo a transformar o porto num ambiente sustentável”.

A maior parte dos alunos realiza o curso por indicação de empresas à Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, que fornece a bolsa de estudos aos profissionais selecionados. Todo o programa do curso foi elaborado de forma conjunta entre a Unisanta e a Marinha do Brasil.

O Capitão de Mar e Guerra, Marcelo Ribeiro de Souza, Capitão dos Portos de São Paulo, falou sobre a importância da promoção do curso de MBA em Gestão Ambiental Portuária, numa parceria entre a Marinha e a Unisanta. “Hoje qualquer projeto tem esse viés ambiental, que deve ser visto como um desafio a ser superado e não um entrave. O desenvolvimento sustentável tem que nortear todos os projetos. Fortalecer a mentalidade de segurança ambiental é alvo da Marinha do Brasil”, comentou.

Também estiveram presentes na aula inaugural o coordenador geral de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisanta, professor Sergio de Moraes, a professora Angela Maria Gonçalves Frigerio e profissionais convidados do setor portuário.

Sobre o MBA em Gestão Ambiental Portuária – Tem por objetivo desenvolver conceitos de gestão ambiental portuária na busca de um estado de preservação, conservação e proteção ao meio ambiente. Busca também atender os níveis preconizados pelas normas de certificação ambiental nacional e internacional; e atender à demanda existente para a capacitação e aperfeiçoamento de gestores que já atuam no mercado ou em formação, fornecendo conhecimentos específicos sobre o meio ambiente portuário.

Fazem parte do programa itens como Administração Ambiental Portuária, Auditoria Ambiental, Certificações e Normas Ambientais, Controle e Fiscalização Portuária, Ecoeficiência Empresarial, Gerenciamento de Riscos, Gestão e Planejamento em Sistemas Portuários, Legislação Ambiental, Modernização Portuária, Responsabilidade Social e Educação Ambiental, Sistema de Gestão Integrada, entre outros.