O Dia Municipal e Nacional do Idoso, celebrado nesta terça-feira (1º de outubro), será comemorado com ampla programação na Universidade Santa Cecília (Unisanta). As atividades serão realizadas nos dias 2, 3 e 4/10, das 13h às 17h, no Bloco E do Campus, Rua Cesário Mota, 8, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santos. O ingresso é livre.

Na oportunidade, serão ministradas palestras de interesse dos idosos e cuidadores de idosos, além de atividades como: assistência farmacêutica individual; avaliação nutricional; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; pesagem; avaliação de câncer bucal; estande com videogame sobre quedas. Participam alunos e professores das Faculdade de Odontologia, Farmácia, Educação Física e Fisioterapia da Unisanta.

A única atividade que requer inscrição é a de “Vivências do Cuidado”, para cuidadores de idosos, que terá duas turmas: dias 3 e 4, das 14h às 16h. Inscrições pelo telefone 3225-2046, das 8h às 11h.

Dia da Responsabilidade Social – A programação do Dia do Idoso também engloba a agenda da Unisanta pelo Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em todo o País, em 21 de setembro.

Em 2012, a Universidade Santa Cecília foi certificada pela ABMES com o Selo Instituição Socialmente Responsável, o que atesta o comprometimento da Instituição com a busca de soluções que reduzam problemas sociais e ambientais.

A ênfase atribuída à responsabilidade social se materializa no impressionante número de mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos em prol da comunidade, totalizando 131.918 horas de dedicação de professores, diretores, coordenadores e funcionários em projetos sociais, apenas em 2012.

Confira a programação completa, a ser realizada na Unisanta:

Quarta (2)
13h30 – Palestra ‘Interação de medicamentos – assistência farmacêutica’, com farmacêutico Devanir Paz
14h20 – Palestra ‘Nutrição na terceira idade’, com nutricionista Bruna Mantovani
15h30 – Avaliação odontológica

Quinta (3)
13h30 – Palestra ‘Envelhecimento saudável’, com Vinícius Pestana
14h – Palestra interativa ‘Orientações – cuidando do idoso’, com Monique Francotti e outros palestrantes
14h20 – Palestra ‘Prevenção de quedas’, com Marilia Souza
15h30 – Avaliação odontológica

Sexta (4)
13h30 – Palestra ‘Memória: como funciona – mitos e verdades’, com Flavia Barbosa