A Universidade Santa Cecília (Unisanta) demonstra, mais uma vez, sua preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social e apóia o Seminário ‘Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares’, organizado pela TV Tribuna. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (16), a partir das 9h30, no salão Orquídea do Parque Balneário Hotel, no Gonzaga, em Santos e terá diversas palestras sobre temas ambientais.
Segundo o professor e coordenador do curso de Biologia Marinha da Universidade, Roberto Pereira Borges, convidado a ser moderador da palestra Embaixadores do Meio Ambiente, Um Case Regional, o evento tem grande importância, uma vez que, há anos, o planeta vem sofrendo danos causados pelo homem. “Chamar atenção das pessoas através de um órgão de comunicação é muito importante. Além disso, será uma grande oportunidade de debatermos os prós e os contras da extração abusiva de matéria prima do meio ambiente. O lado econômico é importante, mas temos de ficar atentos às questões ambientais”, lembrou.
Mangue Limpo – Há cinco anos a Unisanta desenvolve, juntamente com o Complexo Industrial Dow Brasil, o Programa Mangue Limpo, cujo objetivo é preservar os mangues situados perto dos complexos industriais e/ou dentro de suas propriedades, promovendo ações que visam diminuir o impacto da ocupação urbana e um ecossistema saudável. “Ações de preservação precisam ser apoiadas, inclusive financeiramente. A mudança de mentalidade é essencial para revertermos a atual situação do planeta. Já estamos sofrendo conseqüências como chuva ácida, aquecimento global e extinção de algumas espécies de animais. Preocupações que não tínhamos há 50 anos atrás”, disse Borges.
Ainda de acordo com o professor, outras medidas importantes são a aplicação e a rigidez da legislação. As empresas têm de se preocupar com os possíveis danos ao ecossistema, minimizando gastos com recuperação de áreas afetadas e prejuízos às futuras gerações.