A maratonista aquática olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, 16 anos, segue neste domingo (18) para treinamento em treinamento em altitude na cidade espanhola de Sierra Nevada, onde ficam até 8 de junho, e depois seguem para o Torneio Mare Nostrum, também na Europa. Junto com a nadadora da equipe santista também viajam Fabíola Molina, Nicolas Oliveira, Gabriel Mangabeira, Joanna Maranhão, Thiago Pereira e Rodrigo Castro.
Com o término da última competição seletiva olímpica, o Troféu Maria Lenk 2008, os nadadores brasileiros com vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim começam uma intensa programação de viagens para competições e treinos que os deixará pouco tempo no Brasil.
Quem também seguirá oportunamente para a Eurpa, é o também nadador olímpico da UNISANTA, Kaio Márcio de Almeida, que disputará as etapas do Circuito Mare Nostrum, nos dias 10 e 11 de junho, em Barcelona e nos dias 14 e 15 do mesmo mês, em Canet, na França.
Após Barcelona e Canet, parte dos brasileiros retornará ao Brasil para em julho outra vez recomeçar as viagens que culminam com a entrada na Vila Olímpica, no dia 4 de agosto. Kaio Márcio Almeida, por exemplo, no dia 1º de julho parte para treinar na altitude de Las Lomas, no México, e de lá vai direto para Macau, onde os brasileiros farão a aclimatação de 24/07 a 4/08. A preparação da equipe olímpica de natação é coordenada pela CBDA e utiliza recursos dos Correios, da Petrobrás e da Lei Agnelo/ Piva.