Os alunos de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Acácio Marcelo Britto (3º ano) e Renato Neri dos Santos (4º ano) desenvolveram projeto no qual um sistema detecta a causa de falhas de energia. O trabalho dos alunos surgiu a partir de pesquisa de professores da Universidade e conta com o apoio do Ministério de Minas e Energia e do INESC-PORTO – Universidade de Portugal.

A pesquisa inicial, do professor Alexandre Rocco, chama-se Redes Neurais Paraconsistentes e Inteligência Artificial. No estudo, os alunos procuram atuar nos mais diversos focos da Área de Operação de uma Central de Transmissão. “O prof. Rocco se empenhou em fazer coligações com as empresas de Energia Elétrica, numa convergência com o Núcleo de Pesquisa da Baixada Santista visando atender projetos do Ministério de Minas e Energia”, diz Brito.

Os alunos dispõem de uma equipe multidisciplinar e uma ligação com o INESC-PORTO, onde também é desenvolvido o estudo, apoiado em Lógica FUZZY, explica Brito.

A meta que pretendem alcançar exige um trabalho progressivo. “A princípio fizemos um projeto focado numa ilha de transmissão e num processo OFF-LINE. Hoje, já trabalhamos com o circuito completo da empresa em questão e a aquisição dos dados é tratada em tempo real”, diz Brito. Futuramente, eles esperam instalar o processo e, em tempo-real, identificar o problema e dar soluções.

“Fazer esse trabalho tem sido um grande aprendizado, por ser o primeiro grande projeto do qual faço parte”, diz Brito. Para o aluno, integrar um estudo como esse vai além de se aprofundar nas matérias ensinadas na Unisanta. “Estou aprendendo várias lições tais como me portar e lidar em certas situações, além de adquirir uma melhora de conhecimento nas áreas exigidas. Com essa experiência que estou ganhando, sinto-me preparado para trabalhar em grandes empresas”, explica o futuro engenheiro.