O 12º Simpósio de Biologia Marinha foi aberto na noite do último dia 29, com o coral da Unisanta e as presenças da reitora da Universidade Santa Cecília, a Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, da presidente da universidade, a Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, além do diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, professor Roberto Patella, e dos coordenadores do simpósio os professores Orlando Couto Júnior e Lucilene Paes.

“Um dos nossos objetivos com o Simpósio é fazer com que os alunos do curso de Biologia Marinha da Unisanta conheçam professores e alunos de Biologia de diversas partes do País e que assim possam fazer contatos proveitosos para o futuro profissional”, diz Orlando Couto.

Opinião da qual a estudante do segundo ano de Biologia Marinha da Unisanta, Raquel Nogueira Paulino, compartilha. Ela conta que já é a segunda vez que participa do Simpósio e que, neste ano, fez questão de trabalhar na organização do evento. “Considerando que o Simpósio da Unisanta é um dos poucos, dos maiores e o mais acessível da área, não poderia deixar de participar”, conta Raquel.

O Dr. Robert Betito, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, do Rio Grande do Sul, proferiu a palestra de abertura. “O evento tem extrema importância no futuro profissional dos estudantes de Biologia que participam. Aqui é possível a troca de ideias entre profissionais de todos os cantos do país” fala Betito, que participa do Simpósio pelo quinto ano, para ministrar um dos 26 minicursos e, nesta edição, como palestrante na abertura do evento.

Em sua palestra, Betito abordou o tema “Ordem versus Desordem: Você Biólogo está nessa?”. O pesquisador falou sobre a organização de seres da natureza e o meio ambiente, fazendo um paralelo entre eles e algumas invenções humanas. Dia 1º/07, ele também ministra o curso "Etologia – Análise Evolutiva do Comportamento Animal e Humano".