Projeto Remangue da UNISANTA foi destaque em palestra no 12º Simpósio de Biologia Marinha, aberto na noite de segunda-feira. O coordenador do projeto e professor do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Fábio Giordano, apresentou o trabalho feito por ele e por seus ex-alunos Herbert Santo de Lima e Tatiana Marques, junto à comunidade.
O projeto, que nasceu com outro nome em 2005, surgiu como uma parceria com o Sest Senat de São Vicente, que tinha o interesse em replantar a área de mangue próxima a sede. Em 2008, o projetou ganhou o nome atual e, junto com ele, o patrocínio da Petrobrás para a compra de viveiros a fim de proteger as mudas de plântulas de manguezal.
Desde então o Projeto Remangue vem crescendo a sua área de replantio, que a principio se limitava a lugares próximos ao bairro Esplanada dos Barreiros. Atualmente já foram replantadas 1800 mudas e a perspectiva do coordenador é de futuramente fazer o replantio em outras cidades da região.
“O simpósio é aquele que agrega idéias, por isso é tão importante aos alunos e também aos professores, pois essas troca representa um aprendizado muito positivo para ambas as partes”, diz Giordano. Ele participa do evento desde sua primeira edição e conta que neste ano sente uma alegria especial por ter a chance de falar sobre o Projeto Remangue, que tem como objetivos capacitar líderes comunitários, estimular a conscientização e iniciar o reflorestamento na área de manguezais.
Para o universitário Rodolpho Talon, estudante do 3º ano de Biologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), a palestra trouxe um aprendizado a mais do que o tido em sala de aula. “Pretendo trabalhar com reflorestamento de manguezais e outros meio ambientes devastados, algo ligado a área do projeto e poder conhecê-lo. Além de ser interessante também foi produtivo para meu futuro profissional”, conta Talon que veio de Itu para participa pela segunda vez do evento.
Os congressistas ainda terão a chance de conhecer o Projeto Remangue mais de perto. em um minicurso ministrado pelo coordenador do projeto, Giordano e pelos biólogos responsáveis Tatiana e Lima, que será iniciado nesta quarta-feira, às 9 horas desta quarta-feira, 1º de julho.