Mais de 500 inscritos, vindos de quase todos os estados do país, participam do XII Simpósio de Biologia Marinha, promovido pelo curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A programação conta com 26 minicursos, 8 palestras, apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis, oficinas, além de atividades opcionais e concurso de fotos.
Referência na área entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país, o evento tem por objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.

Programação – Para a abertura, dia 29, às 19h, foi convidado o Dr. Robert Betito, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, do Rio Grande do Sul, que trará o tema Ordem versus Desordem: Você Biólogo, está nessa?. A cerimônia acontece no auditório do Bloco E da Universidade, Rua Cesário Mota, 8, no 4º andar.
Dia 30, das 9h às 10h30, o Dr. Fábio Giordano, da Unisanta, falará sobre O Projeto Remangue – Unisanta: possibilidades e perspectivas em recuperação de áreas degradadas. Também no mesmo horário haverá a palestra Educando Cantando, com Marco Aurélio Gobbo, técnico em Meio Ambiente e músico, e Rogério José Gobbo, músico e produtor cultural.
Das 11h às 12h30, o Dr. Paulo Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Laboratório de Etologia de Peixes – abordará Vivências em estudos de Ecologia comportamental de peixes marinhos. Simultaneamente, o professor Luiz Guilherme de Mello, da Escola Internacional de Belgrado, República da Sérvia, falará sobre Os primeiros anos como professor.
No mesmo dia, das 14h às 16h, o doutor Otto Bismarck Fazzano Gadig ministrará a palestra Tubarões: Mito e Realidade. E das 16h30 às 18h, ocorrerão as palestras Conservação de Albatrozes no Brasil, com Tatiana Neves, do Projeto Albatroz, e Ações em rede para a conservação de baleias e para o fortalecimento das Áreas Marinhas Protegidas na América Latina, com Mabel Augustowski, do Projeto Baleia de Bryde/CEMAR e da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.

Minicursos – Os principais motivos dos encalhes de mamíferos aquáticos, como proceder na praia e as recomendações do Ibama serão tópicos abordados no minicurso Protocolo de Conduta no Encalhe de Cetáceos e Pinípedes, com o biólogo André Fabiano de Castro Vicente, do Centro de Estudos de Mamíferos Marinhos.
O biólogo Matheus Marcos Rotundo, da Unisanta, ministrará o minicurso Biologia de Organismos Marinhos Venenosos e Peçonhentos. E o Dr. Fábio Giordano, e os biólogos Herbert Santo de Lima e Tânia Gomes Queiros Marques, respondem pelo minicurso Ecologia de manguezais e estuários. Haverá visita técnica a projeto de replantio de manguezal.
Entre os 26 minicursos oferecidos também está o tema: Sensoriamento Remoto Aplicado à Oceanografia Biológica, com a Drª. Melissa Carvalho.

Oficinas– Haverá também oficinas, das 18h às 19h, sobre temas variados, tendo como foco a responsabilidade socioambiental, melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.Entre elas, no dia 30, haverá as oficinas Música com instrumentos reciclados – Re-percutindo, a cargo de Zero Beto, e Natureza de papel (Artesanato), com Raquel Robles.
No dia 1º, será desenvolvida a oficina Como implantar a coleta seletiva em uma escola – (Jogos e brincadeiras – Educação Ambiental), com a bióloga Cibele Coelho Augusto.
Reutilizando idéias: construção de movéis com garrafas Pet será o tema da oficina ministrada no dia 2, por Juliana Rosin, Marina Quevedo e Stella Mendes Gonçalves. Também está programa a atividade sobre Horta Orgânica, com Viviane Vasques.

Atividades opcionaisDurante o evento serão desenvolvidas atividades opcionais, nas quais os participantes poderão conhecer algumas pesquisas da Unisanta na área ambiental, além de visitar laboratórios do Curso de Ciências Biológicas, como o Acervo Zoológico, que contém coleções zoológicas científicas e coleções zoológicas de referência taxonômica, sendo o único do gênero na Baixada Santista.
No Laboratório de Ecotoxicologia – o primeiro no País a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002 – pode ser observado como são feitos os testes de toxicidade de efluentes líquidos de processos industriais em amostras de corpos aquáticos receptores.
Também haverá atividades no Herbário da Universidade e no Laboratório de Aqüicultura, que está presente na lista dos principais laboratórios de pesquisas e projetos em piscicultura marinha do País.

Exposição de microscópios – Um dos destaques do Simpósio é a exposição de réplicas de microscópios que mostra a história da microscopia desde os primeiros inventos. A mostra homenageia os 200 anos de Charles Darwin.
Cerca de 70 trabalhos científicos inéditos provenientes de várias partes do país estarão expostos durante o evento. Haverá premiação para os três primeiros colocados.
A programação completa está no site www.unisanta.br/simposiobiomar. O evento tem apoio da Petrobras.