O CINEME-SE 2009, Festival da Experiência do Cinema, maior evento cineclubista de todo o litoral paulista, apresenta como tema o figurino. Com início no dia 14, as sessões serão realizadas no SESC Santos, no Cineclube Lanterna Mágica, no Clube dos Ingleses e encerradas, no dia 19 de julho, no Teatro Guarany.

A abertura do festival será às 19h, no teatro do SESC. Este ano, o público terá o privilégio de dividir o palco com as atrações do festival, podendo acompanhar as sessões em uma arquibancada instalada no palco, em formato de arena. Além de curtas, especialmente selecionados, a abertura contará com um número integrando vídeo-instalação e dança, performance com música ao vivo e apresentação de dança flamenca.

A estrutura continuará montada no palco do SESC até o final da semana, exibindo os curtas selecionados para a Sessão CINEME-SE, nos dias 15 e 16, sempre a partir das 19h30. O público poderá votar pelo melhor filme e concorrer a brindes no final de cada sessão.

Na sexta-feira, dia 17, um dos destaques é a Sessão Sem Olhar, a partir das 15h, no Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta. Com o auxílio de áudio-descrição, estimulação sensorial, e apoio do Instituto Braile de Santos a ideia é proporcionar a experiência cinematográfica sob a perspectiva dos não-videntes.

Às 19h30, no Teatro do SESC, a outra atração é a Sessão Longa Metragem com a exibição do longa “Ressaca”, onde o diretor Bruno Vianna, com a ajuda do público, editará ao vivo a narrativa, trilha sonora e a história do filme.

O Festival prossegue durante o fim de semana, com o 3º Fórum do Audiovisual da Baixada Santista, no dia 18, às 10h, no Cineclube Lanterna Mágica. O tema do fórum será “Interatividade audiovisual e as novas mídias” e contará com a presença dos publicitários André Reis e Edison Delmiro e do diretor de fotografia Durval Moretto.

No mesmo dia, a partir das 21h, no Clube dos Ingleses, acontecerá a Sessão Buena Vista com exibição de curtas, versões de trilhas sonoras ao vivo, acompanhadas por cenas dos filmes de origem, tocadas pelo conjunto NOIZQUATRO.

Fechando a noite no Clube dos Ingleses, a Sessão da Meia Noite apresentará curtas, cenas de filmes e bate-papo sobre erotismo, figurino e a sensualidade no cinema francês, com a participação da sexóloga Elvira Batista.

O encerramento acontece no domingo, dia 19, às 19h, no Teatro Guarany, com a exibição dos três curtas mais votados do Festival e apresentação musical do Clube do Choro de Santos com os grupos: Tem Gato no Fogão de Lenha e 5 Companheiros.

Neste dia também será gravada uma parte do documentário sobre o choro santista, realizado pela Associação Cultural Vontade de Ver (V²), Clube do Choro e o curso de Produção Multimídia da Unisanta.

O Festival – Com foco na experiência do cinema e do audiovisual, o objetivo do CINEME-SE é estimular a formação de novas platéias e promover maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores. A mostra dos filmes é seguida de debates e o público define os melhores curtas-metragens do evento.

Realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, pela V² e co-realizado pelo SESC de Santos.

Mais informações no site: http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese, e-mail: associacaov2@gmail.com ou pelo telefone (13) 3202-7100 ramal 257 ou 147.

Programação Geral – CINEME-SE 2009

SESSÃO DE ABERTURA • 14/07. 20h. Teatro do Sesc – Santos
• Programação: Vídeo instalação / Perfomances: “Você sente o que não vê?” e “Porque eu não sou mais eu” / Músicas de cinema ao vivo / Curta-metragens exibidos:
DOSSIÊ RÊ BORDOSA, de Cesar Cabral
35mm, Animação, 16 min, Cor, São Paulo – SP

BLACKOUT, de Daniel Rezende
16mm, Ficção, 16 min, Cor, São Paulo – SP

CALANGO LENGO – MORTE E VIDA SEM VER ÁGUA, de Fernando Miller
35 mm, Animação, 10 min, Cor, Rio de Janeiro – RJ

SESSÃO CINEME-SE . 14 e 15/07. 19h30. Teatro do Sesc – Santos
Exibição principal de curtas-metragens com voto do público e música ao vivo e bate-papo no final da sessão.

SESSÃO CRIANÇA . 15/07. 14h. Cineclube / Unisanta
Exibição de curtas de animação para crianças de 7 a 10 anos.

MARATONA DE CURTAS . 15/07. 16h30. Cineclube / Unisanta
. 16/07 . 16h . e 19/07 . 14h .Auditório do Sesc – Santos
Exibição contínua de curtas de todo o Brasil.

SESSÃO PIRUETA. 16/07. 14h. Cineclube / Unisanta
Exibição de curtas de animação e atividades interativas para crianças de 7 a 10 anos.

SESSÃO SEM OLHAR. 17/07. 15h. Cineclube / Unisanta
Exibição de curtas com audiodescrição e sinestesias a partir da narrativa e estética dos filmes.

SESSÃO LONGA METRAGEM AO VIVO. 17/07. 19h30. Teatro do Sesc – Santos
Exibição do longa metragem “RESSACA”, de Bruno Vianna, com edição e trilha sonora ao vivo.

III FÓRUM DO AUDIOVISUAL DA BAIXADA SANTISTA. 18/07. 10h. Cineclube / Unisanta
Debate e trabalhos sobre o tema “Interatividade audiovisual e as novas mídias” com os profissionais convidados André Reis (Publicitário), Durval Moretto (Diretor de Fotografia) e Edison Delmiro (publicitário).

OFICINA – Moda e Figurino no Cinema. 18/07. 14h. sala 323 – M (3º andar) / Unisanta
Oficina sobre a moda e figurino no universo cinematográfico. Com Fátima

SESSÃO BUENA VISTA. 18/07. 21h. Clube dos Ingleses
Apresentação musical de trilhas sonoras ao vivo, acompanhadas por cenas dos filmes de origem. Exibição de curtas entre as músicas tocadas pelo conjunto NOIZQUATRO formado por Márcia Okida (voz), Fábio Machado (violão), Márcio Dias (carron) e Neco (percussão).

SESSÃO DA MEIA NOITE. 18/07. 0h. Clube dos Ingleses
Evento alternativo sobre o universo erótico e underground do cinema. Com exibição de curtas, cenas de filmes e bate-papo sobre figurino e a sensualidade no cinema francês.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO. 19/07. 19h. Teatro Guarany
Exibição dos três curtas mais votados do Festival e apresentação do Clube do Choro. Neste dia será gravado uma parte do documentário sobre o choro santista, realizado pela Associação Cultural Vontade de Ver, Clube do Choro e o curso de Produção Multimídia da Unisanta.