A Universidade Santa Cecília (Unisanta) sediou o primeiro seminário de elaboração participativa do Plano de Marketing e Atração de Empresas para o Parque Tecnológico de Santos, com a presença do prefeito de Santos, João Paulo Papa. O encontro Experiências Nacionais e Internacionais Compatíveis com Santos foi realizado nesta quarta-feira, dia 2 de março, no Auditório do Bloco E da Universidade. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Santos, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em conjunto com o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo.

“A Baixada Santista tem vocação muito forte para transformar a vida da sociedade. Temos uma articulação muito sólida, com bases para o desenvolvimento sustentável e perspectivas concretas para os próximos anos. Vamos incentivar a juventude a se preparar para um mercado amplo e dinâmico. A área de tecnologia é o caminho. A região tem perspectiva de se transformar em um pólo tecnológico para o Estado de São Paulo e o Brasil”, disse o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.

“Vamos dispor do conhecimento e ensinar o olhar da inovação, atendendo às necessidades das empresas através do potencial das universidades. Neste momento vamos fortalecer projetos já existentes, construir alianças com as empresas, atrair os investimentos e manter aqui valores jovens”, afirmou a reitora, Profª Dra Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

O seminário proporcionou o intercâmbio de conhecimentos, mobilizando as lideranças, dos setores empresariais e das universidades a contribuírem na elaboração dos planos, além de divulgar ações que já atraem para Santos novos centros de pesquisa e empresas de tecnologia. Ao todo, serão realizados quatro seminários sobre o assunto.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos de Santos, Márcio Lara, o Parque Tecnológico promoverá a inovação na produção de bens, novos serviços e métodos de trabalho. “O Parque Tecnológico é como um guarda-chuva de nossos projetos, planos, ações e ferramentas de inovações. A inovação é a marca na cidade de Santos”.

“É mais uma oportunidade para que os talentos e os recursos humanos das universidades sejam aproveitados”, afirmou a presidente da Unisanta, Profª Dra Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Para o Pró-Reitor Administrativo da Universidade, Dr. Marcelo Teixeira, é muito importante discutir o tema. “São assuntos importantes para abrir oportunidades aos graduados e aos estudantes que estão se formando. São projetos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos e relacionados com os interesses da região”, concluiu.

Durante o evento, a coordenadora do PGT-USP, Désirée Zouain e o coordenador científico do PGT-USP, Guilherme Plonski, apresentaram experiências de sucesso em Parques Tecnológicos nacionais e internacionais compatíveis com o núcleo de Santos e o desenvolvimento do Plano de Marketing e Atração de Empresas, que vai identificar atrativos potenciais para as empresas se instalarem no pólo santista.

Participaram do encontro, autoridades parceiras da Prefeitura de Santos no Parque Tecnológico, como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Universidade Santa Cecília e outras instituições de ensino locais, Associação Comercial de Santos, Sebrae, Sistema “S”, Fiesp/Ciesp, Petrobras, Usiminas, Codesp, empresários da área de tecnologia e informação, petróleo e gás, porto, comunidade acadêmica, entidades de classes e forças políticas da cidade”.

O projeto é resultado de um convênio assinado em setembro de 2010 entre a Prefeitura de Santos e a Fundação Universidade de São Paulo e foi elaborado pelo Núcleo de Polítiva e Gestão tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT-USP).

Instituído pela Lei Complementar 648 de 1º de janeiro de 2009, o Parque tecnológico de Santos é urbano e reúne instalações de pesquisas locais em terrenos de 220 mil m². O equipamento, que tem por objetivo incentivar a pesquisa e produzir conhecimento e inovação tecnológica, também servirá para fortalecer a imagem de Santos como Cidade da Tecnologia e do Conhecimento, o que contribuirá para a revitalização da região central histórica.