Relação com os premiados do 14.° Cobric/Unisanta é anunciada. Entrega dos prêmios ocorre dia 17/11

277

Foram anunciados, no último dia 30 de outubro, domingo, por meio da avaliação realizada pela comissão científica, os premiados do 14.º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric/Unisanta).

Os alunos Gabrieli Silva Soares, Leticia Lagos Moura da Silva, Maria Fernanda Alves da Silva e Rafaela Lacerda Grilo, responsáveis pelo trabalho intitulado “Captação de águas pluviais na ciclovia de Santos com a utilização de concreto permeável”, foram condecorados com o Prêmio Dr. Milton Teixeira. O projeto vencedor teve a orientação do professor João Guedes Neto.

Já com as menções honrosas, dois grupos foram escolhidos para receber a gratificação.

Formado pelos alunos Kaliny de Oliveira Moraes, Lucas Simões da Silva, Paula Vilas Boas Ferreira, Raquel Oliveira Alvarez e Victória da Silva Costa, este trabalho falou sobre um “Projeto de dispositivo de sustentação de cadeira para trabalho em fachadas de edifícios” e foi orientado pelo professor Carlos Alberto Amaral Moino.

O outro projeto escolhido para receber a menção honrosa teve como autor o aluno Matheus Oliveira Costa, que abordou a “Comparação dos riscos de doenças cardiovasculares entre homens e mulheres idosos”. Ele foi orientado pela professora Sheila de Melo Borges.

A entrega do Prêmio Dr. Milton Teixeira e as Menções Honrosas serão devidamente entregues no próximo dia 17/11, quinta-feira, a partir das 11h, no Consistório, localizado na Rua Oswaldo Cruz, n.° 277, Bloco M.

No próximo dia 4 de novembro, sexta-feira, serão liberados os certificados para os vencedores. Os trabalhos foram apresentados no dia 29 de outubro, sábado, em sessões para discussão oral on-line.

Participaram do 14.º Cobric / Unisanta dezenas de alunos de graduação (presencial ou EAD) da Universidade Santa Cecília, além dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília.

A coordenação-geral do Congresso ficou a cargo da Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos. Também fizeram parte da comissão organizadora o Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas e a Profa. Dra. Nelize Maria de Almeida Coêlho.

Cada trabalho teve até 10 minutos para a apresentação, e o avaliador, um total de 5 minutos para a arguição.

Coordenadora-geral do Congresso, a Profa. Dra. Brigitte ressalta o alto nível dos trabalhos apresentados no evento e, sobretudo, a preocupação dos alunos com a questão da melhoria da qualidade de vida da sociedade, por meio de projetos que abordaram esse tópico. Dessa forma, segundo ela, a comissão organizadora e científica optou por dar um Prêmio Dr. Milton Teixeira e duas menções honrosas àqueles que já haviam se classificado para o top10 do Cobric/Unisanta.

“Quero agradecer a todos os estudantes e professores que apoiaram o evento e participaram ativamente, sem eles não teríamos conseguido realizá-lo, e também à comissão organizadora e científica, pelo exímio trabalho que conduziram, justamente na avaliação de todos os trabalhos que foram admitidos”, diz Brigitte.

O que é o Cobric? – O Congresso tem como objetivos a divulgação de pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado com os demais alunos e professores da Universidade.

O evento segue com a mesma temática que a edição dos dois anos anteriores – Santos: cidade criativa.

A necessidade de vincular o Cobric a um tema surgiu a partir da Rede de Cidades Criativas (Unesco Creative Cities Network), criada em 2004, que promove a cooperação entre municípios de zonas urbanas que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As Cidades Criativas da Unesco têm como missão colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros e sustentáveis.

Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, o projeto atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.