Programa de Iniciação Científica da Unisanta quase dobra o número de bolsas PIBIC

139

Mesmo em tempos de pandemia, a Universidade Santa Cecília mantém seu progresso educacional e, desta vez, isso se percebe na importante área da iniciação científica. Para o período de agosto deste ano e julho de 2021, a Unisanta foi contemplada com 10 bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), o que representa um aumento de 43% em relação ao período anterior. Além disso, a Universidade manteve a cota de duas bolsas PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

As instituições de ensino superior podem pleitear cota de bolsas PIBIC, PIBITI, ou PIBID por meio de participação na Chamada Pública de propostas para o processo de inscrição, se estas atenderem a determinados quesitos e demonstrarem sua capacidade de inovação exigidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Cerca 56% (25.000 bolsas) das demandas para bolsas PIBIC foram atendidas e, para as bolsas PIBITI, esse número é de aproximadamente 33,2% (3.056 bolsas). Outro dado interessante é que apenas 12% das instituições participantes são particulares.

A coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Unisanta, profa. dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, comemorou a notícia: “Este resultado somente foi possível graças à excelência dos projetos de iniciação científica, grupos e redes de pesquisa estabelecidos, além do COBRIC, que conta com apoio institucional. Agradeço o empenho e esforços de todos neste processo, com a certeza de que, com trabalho sério, este número de bolsas poderá será ainda maior”, destacou a docente.

Esclarecendo as iniciativas

É comum haver, sobretudo por parte dos alunos, dúvidas com relação aos programas de iniciação científica, que têm iniciativas diferentes nomeadas com siglas semelhantes.

A iniciação científica é uma categoria de pesquisa acadêmica feita por alunos de graduação nas universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento. Na Universidade Santa Cecília, o Programa de Iniciação Científica da Unisanta (PIC – Unisanta) incentiva os alunos de graduação a desenvolver atividades de pesquisa científica e  também os prepara para os estudos de pós-graduação, utilizando-se de vários métodos que visam complementar a sua formação.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e pretende apoiar a Política de Iniciação Científica desenvolvida nas instituições de ensino superior e em instituições de pesquisa, proporcionando não somente a aprendizagem de técnicas e métodos avançados de pesquisa, mas também um ambiente de trabalho em equipe que visa à resolução de problemas científicos. Além disso, o programa visa contribuir para a formação de recursos humanos voltados à pesquisa, reduzindo o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

Já o PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) se diferencia do PIBIC no conteúdo do projeto de pesquisa. Enquanto no PIBIC se busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI, com um enfoque mais tecnológico, se utiliza esse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver um produto, processo ou serviço novo para o mercado.

O PIBITI possui três objetivos específicos notáveis: contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país e para a formação de cidadania plena, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) no intento de promover a articulação entre academia e sociedade, por meio da participação ativa dos estudantes participantes em escolas de nível básico. O programa visa também a uma melhoria no ensino das escolas públicas com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo de 4,4 (média nacional). Basicamente, essa iniciativa incentiva as Licenciaturas nas áreas com a maior carência de professores e proporciona aos futuros docentes uma valiosa experiência prática com a educação básica.

Citado na fala da profa. Brigite Rieckmann, no início da matéria, o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) é um encontro instituído pela Unisanta que visa congregar alunos de ensino superior e médio de todo o país em uma atividade extraclasse  com troca de experiências e desenvolvimento individual no sentido técnico-científico e técnico-profissional. O COBRIC, que conta todo ano com a apresentação de centenas de trabalhos, será realizado em 2020, entre os dias 03 e 04 de dezembro.