AIChE-Santos, da Engenharia Química da Unisanta, fecha parceria com o capítulo estudantil da Universidade Tufts, nos EUA

489

O capítulo estudantil do AIChE-Santos do curso de Engenharia Química da Unisanta fechou, por meio do programa Sister Chapter, uma parceria com a Universidade Tufts, conceituada instituição norte-americana. Essa parceria facilita o andamento de projetos em conjunto entre as duas faculdades de Engenharia Química, e também aumenta as possibilidades profissionais dos alunos envolvidos.

O AIChE (em português: Instituto Americano de Engenheiros Químicos) é uma organização profissional norte-americana centenária, fundada para distinguir e fomentar a área da Engenharia Química. Seus números são surpreendentes: em 2018, o AIChE tinha mais de 60.000 membros distribuídos em mais de 110 países, além disso, a organização conta com capítulos estudantis em várias universidades pelo mundo (entre elas está a Unisanta com o AIChE- Santos, fundado em 2019), que visam complementar a formação dos futuros engenheiros químicos e proporcionar oportunidades de contatos com empresas, universidades e de desenvolvimento pessoal durante e depois da graduação.

Com mais de 300 parcerias em mais de 40 países, o Programa de Sister Chapter é uma parceria formalizada entre dois capítulos de estudantes de diferentes países. O programa ajuda a conectar capítulos estudantis do mundo todo, bem como a facilitar o desenvolvimento profissional de seus membros, ensinando como trabalhar com colegas de engenharia química de diferentes origens culturais e geográficas.

A mais nova parceira do AIChE-Santos, Universidade Tufts, se localiza na fronteira das cidades de Medford e Somerville, estado de Massachusetts, a cerca de nove quilômetros da capital estadual de Boston. Tufts é uma instituição privada fundada em 1852 e altamente conceituada, sempre figurando no ranking de melhores universidades do país, com seus departamentos de pesquisa de ponta e convênios com diversas instituições internacionais.

O estudante do curso de Engenharia Química da Unisanta e Presidente do AIChE-Santos, Thiago Pongelupe Ribeiro, comentou o processo de estreitamento de laços com a Universidade Tufts: “Em uma reunião com os vice-presidentes do AIChE-Santos, Luciano Mazzucca da Gama e Augusto Cesar Andrini, decidimos buscar uma parceria com uma Universidade dos Estados Unidos para desenvolver projetos em conjunto, ampliar o nosso networking e aumentar o leque de possibilidades para os alunos da Unisanta. Foi assim que iniciamos o contato com a Yam e o Jayson, presidente e vice-presidente da Tufts, vimos que tínhamos muitas coisas em comum e que poderíamos realizar grandes coisas em conjunto”, declarou Pongelupe.