A Universidade Santa Cecília (Unisanta) inicia nova etapa de pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento de Práticas para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Costeiras e Marinhas junto à Cátedra da UNESCO-UNITWIN/WiCop-Europe (Wise Coastal Practices for Sustainable Development), com apoio de países da União Europeia. O novo Programa de Doutorado Europeu em Gerenciamento de Águas Costeiras Erasmus Mundus, aprovado recentemente, está em fase de seleção.

Como se trata de um programa multinstitucional, os selecionados terão que passar dois anos realizando os créditos na Universidade de Cádiz, Espanha, e pelo menos seis meses em mais três universidades associadas ao Projeto.
Integram o Consórcio para esse doutorado as Universidades de Aveiro e Algarve, de Portugal; Cádiz (Coordenadora), Espanha; Bergen, Noruega; da Bélgica; Bolonha, na Itália, e Rússia, que poderão enviar seus pesquisadores para Santos e receber, na Europa, nossos professores e alunos para o Doutorado.

São membros associados, além da Universidade Santa Cecília, única brasileira: Abengoa, Inabensa, Espanha; Consiglio Nazionale Delle Richerce, da Itália; Envirnment Canada, do Canadá; Golder Associates, Canadá; IPMAR, de Portugal; Loicz, da Alemanha; SPB IO RAS, da Rússia; UNESCO, França; University of Basque Country, Espanha.

Reuniões e pesquisas – A inclusão da Unisanta junto a esse importante Programa de Doutorado Europeu em Gerenciamento de Águas Costeiras ocorreu após numerosas colaborações entre os pesquisadores da Unisanta e europeus. O recebimento de pesquisadores dos países consorciados para estudos, em Santos, formará parte de suas pesquisas que serão realizadas junto ao Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta e no Sistema Estuarino de Santos e São Vicente.

A oficialização do doutorado ocorreu após encontro com a Reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado e a Diretora-Presidente, Drª Lúcia Maria Teixeira Furlani, dia 30/11/2010, às 10 horas, com os pesquisadores espanhóis, Dr. Angel Dell Valls e a Drª. Inmaculada Riba.

De 30 de novembro, a partir das 15 horas, a 2 de dezembro, ocorreu o Encontro Internacional para Análise da Qualidade de Sedimentos nos Portos e Áreas Petrolíferas (International Meeting in Sediment Quality Assessment in Port and Oil Production Areas).

Durante a visita, foram definidas as estratégias e propostas para futuras colaborações relacionadas a questões Ambientais e Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos. Outro tema do encontro foi relacionado à publicação dos trabalhos científicos em andamento e/ou concluídos
Mestrados – Um dos temas que está sendo discutido é a possibilidade de a Universidade Santa Cecília (Unisanta) assinar, com o Programa Erasmus Mundus, documento para dupla titulação de Mestrados, com validade no Brasil e em países europeus integrantes do Consórcio.

Além da parceria com o Erasmus Mundus, outro programa de Mestrado na Área de Ecologia e Meio Ambiente acaba de ser aprovado pela Capes. Trata-se do Programa de Mestrado e Sustentabilidade em Ecossistemas Costeiros e Marinhos. Estuda-se um intercâmbio de pesquisas entre esses dois Programas de stricto sensu.

A Unisanta participa, desde 2004, de outro Programa Erasmus Mundus, financiado por países da União Europeia, atuando também como receptora do Mestrado Europeu em Águas e Gerenciamento Costeiro.

Experiência – O Dr. Augusto Cesar, coordenador do Grupo de Pesquisa em Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília, tem dois pós-doutorados na área de monitoramento ambiental e vasta experiência em estudos sobre impacto de óleo em águas marinhas e qualidade de sedimentos de áreas costeiras e portuárias.

Segundo Augusto Cesar, uma das técnicas inovadoras aplicadas e desenvolvidas no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta (testes com ouriços-do-mar empregando interface água-sedimento) demonstrou grande potencial para avaliar o material de dragagem portuária, podendo representar uma ferramenta importante para a avaliação ambiental em zonas costeiras e estuarinas.

Derramamento de óleo no mar – O prof. Augusto Cesar aparece como co-autor em publicações em diversas revistas científicas internacionais, sendo alguns destes trabalhos relacionados ao impacto causado pelo afundamento do petroleiro Prestige, ocorrido em 2001, a 270 quilômetros da costa da Galícia. O navio afundou a uma profundidade de aproximadamente 4 mil metros e despejou mais de 10 mil toneladas de óleo no mar. A mancha, com mais de 300 quilômetros de extensão, atingiu 90 praias da Galícia, além de praias da França e de Portugal. Mais de 35 mil trabalhadores foram prejudicados.

Os participantes analisaram as características físico-químicas dos sedimentos contaminados e seus efeitos biológicos nos embriões de ouriços-do-mar. Os embriões foram expostos a extratos (elutriados) dos sedimentos contaminados e, em alguns pontos, a mortalidade foi total. O trabalho foi publicado na Revista Ciencias Marinas e Ecotoxicology, foi assinado por Augusto Cesar, do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta; Nuria Fernández e Angel DelValls, da Universidade de Cádiz, Espanha, e Miguel González, do Centro de Investigações Submarinas de Santiago da Compostela, Espanha.

Estuário de Santos – Outra pesquisa de Augusto Cesar saiu na edição da Revista Brazilian Journal of Oceanography, volume 54(1):55-63, 2006, com o título Análise Ecotoxicológica de Sedimentos do Sistema Estuarino de Santos e São Vicente – Ecotoxicological assessment of sediments from the Santos and São Vicente Estuarine System.

Em seu trabalho de pós-doutorado, intitulado Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, realizado de março de 2004 a junho de 2005, Augusto Cesar analisou amostras de sedimentos marinhos dos estuários de Santos e São Vicente, no Brasil, além das Baías de Cádiz, Huelva e Algeciras, na Espanha.

Este projeto deu origem a diversos trabalhos científicos que foram publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, destacando os seguintes artigos científicos:CESAR, A.; ABESSA, D.M.; PEREIRA, C.D.S.; CHOUERI, R.B.; DEL VALLS, T.A. Simples Abordagem para integrar dados ecotoxicológicos e químicos para estabelecer o nível de riscos ao meio ambiente. (Simple approach to integrate ecotoxicological and chemical data for the establishment of environmental risk levels). Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 52 n.1 p. 233-240, 2009.

CESAR, A.; CHOUERI, R.B.; RIBA, I.; MORALLES-CASELLES, M.C.; PEREIRA, C.D.S.; SANTOS, A. R.; ABESSA, D.M.S. E DELVALLS, T.A. Estudos Comparativos da Qualidade de Sedimentos em ecossistemas diferentes da Espanha (Golfo de Cádiz) e Brasil (Sistema Estuarino de Santos e São Vicente)- Comparative sediment quality assessment in different littoral ecosystems from Spain (Gulf of Cadiz) and Brazil (Santos and São Vicente estuarine system). Environment International, v. 33 p. 429-435, 2007.
CESAR, A.; PEREIRA, C.D.S.; SANTOS, A.R.; ABESSA, D.M.S.; FERNÁNDEZ, N.; CHOUERI, R.B.; DELVALLS, T.A. Análise ecotoxicológica de sedimentos do Sistema Estuarino de Santos e São Vicente. Ecotoxicological assessment of sediments from the Santos and São Vicente estuarine system –Brazilian Journal of Oceanography, v. 54 n. 1 p. 55-63, 2006.

O grupo de pesquisadores do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta vem orientando trabalhos de alunos de iniciação científica em plataformas petrolíferas, e um deles foi apresentado no CONIC 2010.

Erasmus Mundus – O Programa é uma homenagem a Erasmo de Rotterdam (1465-1536), filósofo, teólogo e humanista. O nome em inglês foi criado para coincidir com um acrônimo, palavra formada com as iniciais de Erasmus: European Region Action Scheme for the Mobility of University Students, ou, em Português, Plano de Ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários.

Trata-se de um planejamento de gestões de diversas administrações públicas para facilitar a mobilidade acadêmica dos estudantes e dos professores universitários dentro dos países membros, além da Suiça, Túrquia, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Foi criado em 1987 por iniciativa da Associação Estudantil Aegee Europe, fundada por Franck Biancheri, e promovida e posteriormente apadrinhada pelo Comissário Europeu de Educação da Comisión Delors, Manuel Marín.
Com apoio do presidente da República Francesa, François Mitterrand y de Felipe González, da España, o programa se integrou, em 1995, a um plano de maior envergadura, Sócrates, desenvolvido desde 2000 e ao Plano Sócrates II. Este programa tem quatro subprogramas: Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci y Grundtvig.

Outras informações: http://www2.uca.es/serv/catedra-unesco/erasmusmundus/macoma/index.htm