Docentes participam do “X Simpósio Biota-Fapesp: conhecer, conectar e transformar”

Os docentes, Dra. Milena Ramires e Dr. Matheus Rotundo, vinculados aos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da área ambiental (Auditoria Ambiental – PPG-AUDB, Ecologia – PPG-Ecomar e Ciências & Tecnologia Ambiental – PPG-CTA) e do curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Unisanta, assim como responsáveis respectivamente pelo Laboratório de Ecologia Humana e Acervo Zoológico (Azusc), participam, de 4 a 7 de março, do “X Simpósio Biota-Fapesp: conhecer, conectar e transformar” em São Pedro – SP.

A cada triênio, o Programa Biota da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realiza um evento de Integração e uma Reunião de Avaliação com todos os projetos em andamento e os recém finalizados. O objetivo do evento é fortalecer a integração entre os projetos do Programa Biota para incentivar novas ideias e interfaces entre os projetos e produtos para a ciência da biodiversidade. Além disso, também objetiva avaliar o andamento geral do Programa, considerando o seu planejamento estratégico.

Os professores da Unisanta foram apresentar os resultados do projeto finalizado: “A pesca esportiva na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP): subsídios para o manejo e ordenamento”, bem como o novo projeto (em desenvolvimento): “Ictiofauna da Estação Ecológica de Jureia-Itatins: subsídios para a gestão integrada das unidades de conservação do mosaico”, ambos sob coordenação da Prof.a Ramires. O atual projeto tem como objetivo avaliar a comunidade de peixes da Estação Ecológica de Jureia-Itatins e estimar a estrutura genômica populacional de Centropomus parallelus (robalo-peva), um dos recursos pesqueiros regionais com maior importância socioeconômica.

Além dos professores Ramires e Rotundo, a equipe do projeto é composta por docentes e pesquisadores associados à Unisanta: M.Sca. Amanda Carminatto, MSc. Carlos Cantareli, Dr. Bruno Ferrette e Dr. Miguel Petrere Junior, bem como Dr.a Mariana Clauzet, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Dr. Claudio de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além das instituições citadas, o projeto também conta com a colaboração da Fundação Florestal e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Políticas Publicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e em Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT-Peixes).

Segundo a Prof.a Ramires, o evento está retratando questões essenciais para pesquisa científica: “O evento está possibilitando a discussão de temas de grande relevância para a integração de pesquisadores, direcionando ações para o desenvolvimento do Programa Biota-Fapesp e consequentemente para a conservação da biodiversidade brasileira”. O Prof. Rotundo destacou a importância do evento para a manutenção de coleções biológicas: “O evento está pautando um dos principais alicerces para estudos sobre a biodiversidade mundial, as coleções científicas, como aquelas contidas no Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília (Azusc), que fornecem um amplo conjunto de dados para pesquisas e consequentemente para o conhecimento e conservação da biodiversidade”.