O 5º Encontro aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro, em Recife

A Universidade Santa  Cecília (Unisanta) participou do 5º EncoGrad –Mar (Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar). O professor Augusto Cesar representou o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha,   e o professor João Miragaia, o Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos da Universidade. João Miragaia é autor do único livro nacional texto geral na área publicado em 2004 – O Planeta Azul – Uma Introdução às Ciências Marinhas.

No evento,  foram apresentados os resultados dos vários grupos de trabalho que estão trabalhando já há alguns anos, com o objetivo de apoiar, consolidar e avaliar a formação de recursos humanos em Ciências do Mar. Um dos grupos é o de material didático, onde se discutiu a necessidade de que se aumente o número de publicações didáticas na área das Ciências do Mar. Outros grupos de trabalho foram sobre mercado de trabalho, experiência embarcada, empreendedorismo, qualificação docente e periódicos.

Curso – A Unisanta tem um papel muito importante na área das Ciências do Mar em nível nacional e internacional. Seu curso é o terceiro mais antigo do País, tendo formado 48,8% de todos os biólogos marinhos do País. Seu mestrado é um dos três que hoje existem na área das Ciências do Mar no  estado de São Paulo.  A Universidade também possui um número expressivo de grupos de pesquisa relacionados com a área das Ciências do Mar. Em âmbito internacional, participa do Programa de Mestrado e Doutorado  Europeu- Water and Coastal Management, Erasmus Mundus.