Parque Tecnológico e ampliação das Clínicas de Saúde serão os principais investimentos do novo prédio, que está em obras e ficará pronto em 2013. 

Antes de descerrar a placa do marco inaugural  do edifício que leva seu nome,  na Rua Cesário Mota, número 10, o prefeito de Santos, engenheiro João Paulo Tavares Papa, manifestou sua “forte emoção”  ao encontrar na solenidade seus ex-professores do curso de Engenharia Elétrica, feito na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Lembrou-se de detalhes de sua formatura, em 1983. O patrono foi o então prefeito de São Paulo, Mário Covas.  Seu avô paterno, João Papa Sobrinho, professor durante 65  anos,  estava presente e entregou-lhe o diploma, a pedido de Covas, que foi aluno do avô do prefeito.

Papa mencionou a exigência de seus ex-professores da Unisanta nas avaliações e a importância de seus pais, avós e da Unisanta em sua formação. “Devo tudo o que sou à minha família e à Universidade Santa Cecília, onde tive condições de estudar à noite e ganhei bolsa de estudo. Conheço a luta da família Teixeira e nunca me afastei desta universidade”, afirmou o prefeito, acrescentando que sempre buscou o conhecimento dos professores quando assumiu cargos importantes na sua vida pública.

Disse que pretende voltar à Unisanta, na condição de aluno ou de professor. “Aqui estou como ex-aluno, muito mais do que como prefeito. Relutei muito em aceitar esta homenagem – o nome em um edifício – porque acho que outras pessoas deveriam receber esta honraria. Aceitei, pois finalmente compreendi que estou sendo homenageado porque faço parte desta gigantesca parte da família de alunos e ex-alunos”.

“A família Teixeira é iluminada,  este é um espaço iluminado. Este edifício é mais um conquista, um investimento em talentos e em tecnologia”.

“Fábrica de prefeitos”

A Unisanta é uma “fábrica de prefeitos, de bons gestores públicos, de secretários municipais”, nas palavras de João Paulo Tavares Papa. Referiu-se a dois deles ali presentes, Maria Antonieta de Brito, reeleita em Guarujá, ao prefeito eleito de São Vicente, Luís Cláudio Bily e a outros líderes que prestigiaram a cerimônia.

Envolvido por laços familiares na área de educação desde criança, professor durante cerca de 20 anos e diretor de escola, Papa se recorda da presença calma e sorridente de Milton Teixeira, fundador do Complexo Educacional Santa Cecília, nos pátios do Campus. Lembra-se também das visitas de Milton no “escritório do Ministério da Educação e Cultura, em Santos”, onde o patriarca levava documentos para orientação e aprovação de aberturas dos cursos universitários,  para encaminhamento pela avó paterna, Hilda Papa, que atuou  por 40 anos como Inspetora do MEC na cidade.

Em sua saudação ao prefeito, Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, destacou os laços afetivos a família de Papa.  “Dona Hilda, que formava o belo casal de educadores com o professor João Papa Sobrinho, foi uma das grandes responsáveis por elevar o nível do ensino na Baixada Santista entre as principais Instituições em funcionamento no País”.

Teixeira lembrou o provérbio chinês que diz: “Se você faz planos de vida para um ano, semeie arroz. Se você faz planos para dez anos, plante árvore. Se você pensa planos para cem anos, eduque o povo.”

“Ao recordar a sua digna família, notamos a bela vocação, talvez em parte hereditária, de nosso homenageado. Papa começou a sua vida profissional como professor da Escola Técnica José Bonifácio, para custear os seus próprios estudos, como é a realidade de alunos que pretendem concluir cursos superiores”.

“Formado na VI Turma de Engenharia Industrial Elétrica, acima de sua inteligência, estava a sua força espiritual, marca registrada de sua vida, desde a sua luta em nossos bancos escolares, respeitando e respeitado por seus mestres, parte deles aqui presentes, admirado e bem-visto por nossos funcionários, por amigos e companheiros de sua turma”.

O Pró-Reitor destacou que  o Santa Cecília cumpre muito bem o papel de  desenvolver lideranças. Em nossa região, seguindo os passos iluminados de João Paulo Tavares Papa, também foram reeleitas nossas ex-alunas, Maria Antonieta, em Guarujá, Marcia Rosa, em Cubatão, assim como Bili, em São Vicente, todos representantes cecilianos de nosso quadro discente.

Quanto ao projeto do futuro Edifício João Paulo Tavares Papa, ele foi elaborado por ex-alunos e pelo corpo docente da Unisanta, formado pelo arquiteto Francisco Carol, pelos engenheiros Iberê Martins, Pedro Marcão, coordenados pelo diretor Antonio Penteado, “que idealizaram técnicas inovadoras, de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente”.

“Geralmente, Papa, estas iniciativas são feitas para personalidades já falecidas. O Santa Cecília quer reconhecer e lembrar também dos vivos, daqueles que já muito fizeram em vida, porém confiando no muito que ainda farão. Ao inaugurarmos futuramente este prédio escolar, o Santa Cecília continuará cumprindo os seus deveres, formando gerações, reafirmando os propósitos de sua história, confiando e investindo nesta cidade.

Homenagens

A presidente do Complexo Educacional, Lúcia Maria Teixeira Furlani, homenageou o professor Aquelino José Vasques, ex-aluno de Desenho Industrial,  ex-diretor de Artes e Comunicação, Pró-Reitor Comunitário, que  cumpriu muito bem sua trajetória até agora na Instituição”, e que permanece em outro cargo.  Ele é um artista, um criador que molda arte e vidas, disse a presidente, lembrando que Aquelino participou da articulação dos primeiros intercâmbios internacionais da Unisanta.

Lúcia se referiu aos ex-alunos e professores veteranos que estavam na platéia, “que permanecem sempre jovens, como Aquelino”.  O espaço simples da homenagem – o térreo do novo edifício em obras, improvisado para a cerimônia, trouxe-lhe lembranças do começo do Santa Cecília, há 51 anos:  “a simplicidade deste chão batido” marca muitos momentos do crescimento da instituição”.

A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, homenageou os ex-professores  do prefeito Papa, “todos parceiros e protagonistas” do Complexo Educacional.  Agradeceu pela presença deles junto “à  sinfonia da construção” que acompanha  o Complexo Educacional nos seus  50 anos de existência.

Foram homenageados o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura,  engenheiro Antonio de Salles Penteado, os Professores Anatol Lekich, Djalmir Correa Mendes, José Gabriel França Simões, Olimpio Rudinin Vissoto Leite, Paulo Roberto Canton e o diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Roberto Patella.

Coube ao jornalista de A Tribuna, Luiz Alca de Sant´Anna, fazer a saudação oficial ao prefeito de Santos. Alca elogiou inicialmente  a “união notável” da família Teixeira, pois ali estavam, participando das homenagens, filhos e netos de Nilza e Milton Teixeira: Marcus Teixeira Penteado, Renata Penteado Saurine, Marcus Teixeira Penteado, Marcelo Teixeira Filho, Caroline Teixeira , além dos filhos do patriarca, os jovens  Milton Teixeira Filho e Mohamad Teixeira.

Foram muito aplaudidas as palavras filosóficas de Alca sobre o comportamento humano, proferidas em tom informal  e ao mesmo tempo poéticas. Ele destacou a a necessidade  de sermos humildes e de aplicarmos bem os talentos com os quais nascemos.

Autoridades e convidados

Estavam presentes, entre outros convidados: o deputado estadual Luciano Batista,  a  prefeita reeleita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o prefeito eleito de São Vicente, Luis Claudio Bili, o vice-prefeito Carlos Teixeira Filho, o desembargador federal do Trabalho,  Ricardo Verta Luduvice; o tenente-coronel Levi Anastácio Felix, do  6º BPMI; Renata Santini Cypriano, representando o Grupo A Tribuna; vereadores Marcelo Del Bosco Amaral, Adilson Júnior, Genoíno Pereira Aguiar, Antonio Carlos Banha Joaquim e  Hugo Duppre, o Reitor da Unimonte, Ozires Silva, o  presidente da OAB/Subseção Santos, Rodrigo Figueiredo Lyra; secretários municipais, presidentes de Instituições, associações, clubes e entidades da lasse, e familiares dos homenageados. Do prefeito de Santos vieram seus pais Odair e Janete, o filho Thiago, os irmãos Maria Sílvia, José Fernando (Zeca) e o sobrinho Breno.