O evento mostrará a produção científica de universitários de instituições públicas e privadas do Brasil

Com o tema central Energia Sustentável para Todos, tem início na próxima quinta-feira, dia 8, o IV Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), que mostrará a produção científica de universitários de instituições públicas e privadas do Brasil. A promoção é da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Foram aprovados cerca de 170 trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharia, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Entre os assuntos abordados despertam interesse os seguintes: Utilização do telhado verde associado à trincheira drenante na prevenção de enchentes em Santos; Comparação da qualidade subjetiva do sono entre homens e mulheres; Estudo comparativo do nível de estresse entre policiais militares praticantes e não praticantes de exercícios físicos; Fontes de energia renovável; Influência da radiação ultravioleta em coliformes fecais. Além de Análise estatística da ocorrência de ondas em praias brasileiras e seu potencial para geração de energia elétrica; Diabete pode abaixar com o uso de frutose; Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academias de Praia Grande; A Influência do marketing farmacêutico na vaidade humana e Aderência e manutenção dos praticantes de exercício físico em academias na cidade de Santos (SP). Confira a programação completa: http://sites.unisanta.br/cobric/trabalhos_aprovados2.asp

Além de estimular a produção científica, o evento possibilitará aos estudantes o despertar para as vocações de pesquisa, estimular a produção científica, o exercício da inter e da transdisciplinaridade e a articulação de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Os participantes receberão certificados de apresentação de trabalho. Os anais do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) são publicados na Revista Ceciliana on line.

Prêmio Dr. Milton Teixeira – Estudantes de graduação participantes, que inscreveram trabalhos na modalidade apresentação oral, poderão concorrer ao Prêmio Iniciação Científica Dr. Milton Teixeira. Os demais classificados (2º e 3º lugares) receberão certificado de mérito. Todos os prêmios serão entregues durante a sessão de encerramento do Congresso, na sexta-feira, às 12h, no auditório do Bloco E.

O COBRIC é organizado pela Profª Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas, Prof. Daniel Garcia Pajaro, Profª Carolina Rodrigues Lincoln de Carvalho, Profª Katya Lais Ferreira Patella Couto, Prof. José Carlos Morilla e Profª Maria Cristina Pereira Matos.