Iniciativa contou com o apoio dos cursos de Publicidade, Produção Multimídia e Pedagogia da Unisanta.

O Projeto Jovem Eleitor, idealizado pelo juiz assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e docente da Unisanta, Dr. Guilherme de Macedo Soares, foi homenageado com menção honrosa na 9ª edição do Prêmio Innovare, do Instituto Innovare, que destaca práticas relacionadas à justiça, cidadania e sustentabilidade. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 7 de novembro, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O projeto foi selecionado entre mais de 300 práticas de todo o País,

Além de juiz assessor, Soares ministra a disciplina de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília. Atua como coordenador do Juizado Especial Cível – Anexo Unisanta desde 2007.

Jovem Eleitor – Pioneiro no Brasil, o projeto contou com a participação de estudantes e docentes dos cursos de Publicidade, Produção Multimídia e Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Entre os seus objetivos está introduzir a política na vida do jovem e desenvolver um novo olhar sobre a importância da participação livre e consciente de cada brasileiro na construção de um País melhor para todos.

O projeto teve início em janeiro de 2011, com encontros nas escolas estudais de Santos. Na oportunidade, o Dr. Guilherme de Macedo Soares contextualizou o tema aos estudantes. De acordo com Michelle Lapa Cortegiano Molarino, técnica judiciária que ajudou Soares na organização, a receptividade nas escolas foi positiva. “Quando perceberam que não era campanha política e sim para fazê-los entender e discutir o tema ficaram à vontade e participaram mais”, afirmou.

Alunos e professores de Pedagogia realizaram pesquisas sobre o assunto, enquanto os estudantes de Produção Multimídia criaram a identidade visual do projeto. A Agência Universitária de Publicidade e Propaganda deu continuidade ao trabalho, confeccionando o regulamento do concurso, cartazes de divulgação, apresentação do projeto, vídeo viral, material didático e a campanha, entre outras atividades.

Em outubro foi realizado um debate com 11 alunos, de 15 a 18 anos, de escolas estaduais de Santos, no Teatro do Sesc. Dentro da temática do voto consciente, os estudantes apresentaram propostas de melhorias para a cidade. Uma comissão julgadora premiou as melhores propostas.

Innovare – O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça Brasileira. Foi criado em 2009 especialmente para sediar o Prêmio Innovare, que se encontra em sua nona edição.

Os participantes concorreram a R$50.000,00 (exceto na categoria Tribunal, em que não há premiação em dinheiro) e puderam se inscrever em cinco categorias: Juiz, Advocacia, Tribunal, Ministério Público e Defensoria Pública, além do Prêmio Especial, que também ofereceu ao vencedor um intercâmbio para conhecer de perto o sistema judiciário e autoridades da área jurídica de outros países.

São parceiros do Prêmio: Associação de Magistrados Brasileiros; Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; Associação Nacional dos Defensores Públicos; Associação dos Juízes Federais do Brasil; Ordem dos Advogados do Brasil; Associação Nacional dos Procuradores da República; International Bar Association; Ministério da Justiça e Organizações Globo.