O professor de Sistemas da Informação da Universidade Santa Cecília, Claudio Souza Nunes, deu dicas para A Tribuna On-line sobre como manter o bom funcionamento dos smartphones.

Uma das dicas do docente é como manter a bateria do aparelho carregada por mais tempo, recomendando   que o usuário atualize, periodicamente, as versões dos aplicativos instalados na memória do celular e feche todos os recursos que não estão sendo usados.

“O usuário também deve dar preferência à compra de aparelhos originais. Apesar da diferença no preço, esses modelos (piratas) não têm baterias homologadas para trabalhar no Brasil, não passaram pelos testes do Inmetro. E, por isso, não têm uma vida útil menor”. A mesma regra vale  para a compra de baterias de fontes duvidosas, orienta o professor do Santa.

Nunes também falou sobre o tempo de carregamento do aparelho e sobre os ataques que os celulares podem sofrer. “O usuário não precisa mais se preocupar com o tempo de carregamento das baterias. Ao alcançar 100% da carga, os aparelhos interrompem, imediatamente, o abastecimento. Há uma proteção que não danifica as baterias”.

“Os celulares são pequenos computadores. Ou seja, possuem os mesmos recursos e são alvos dos mesmos tipos de ataque. Então, aqueles cuidados que o consumidor passou a adotar com computadores domésticos, deve ter ao utilizar os smartphones”, disse.