COIBO chefe da delegação do Comitê Olímpico e Interfederal da Bélgica (COIB), Eddy De Smedt, esteve na Universidade Santa Cecília (Unisanta) na tarde desta quinta-feira, 10, para conhecer a infraestrutura do Complexo Poliesportivo da Instituição, que poderá receber atletas belgas para treinamento no período pré-jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Em 2012, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 incluiu a Unisanta na lista de instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento antes das Olimpíadas. Por essa razão, a Universidade recebeu a visita da autoridade belga, que conheceu a piscina olímpica, o ginásio poliesportivo, as salas de artes marciais entre outras dependências do Complexo Poliesportivo. Esse foi o segundo país a buscar presencialmente mais informações sobre a Unisanta, que já recebeu membros da delegação chinesa.

Smedt cumpriu um extenso cronograma de visitas, passando pelas cidades do Rio de Janeiro, Campinas, Jundiaí e São Paulo. Em Santos, também conheceu o CT do Santos FC e a Arena Santos.

Para o secretário de Esporte de Santos, Alcidio Michael Ferreira de Mello, que acompanhou a visita, a cidade de Santos, como  todo o país, está em clima de Copa do Mundo, mas não deixa de pensar nas Olimpíadas 2016.

“Santos tem um forte legado nessa área e respira esporte. Temos muitos atrativos que fazem as seleções voltarem seus olhos para a região. A Unisanta possui uma excelente infraestrutura para receber atletas mundiais de diversas modalidades esportivas”, disse o secretário.

Instalações desportivas – Na lista divulgada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 estão 172 instalações desportivas consideradas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Unisanta é uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos.

Apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.

O processo de seleção durou quase um ano e, em todo o País. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que a definição das sedes foi “uma das tarefas mais complexas da organização dos Jogos”.

As instalações aprovadas foram reunidas em um livro que está sendo apresentado pelo Comitê Organizador aos países que vão buscar adaptação no Brasil. O fato do clima e da topografia de Santos serem muito parecidos com o Rio de Janeiro também conta como vantagem para a Cidade.

E esta não é a primeira vez que a Unisanta é selecionada como sede de importantes competições. Em 2003, foi a primeira instituição de ensino brasileira a abrigar um campeonato nacional absoluto (Troféu José Finkel). Em 2010, a Unisanta abrigou outro campeonato brasileiro absoluto, o Troféu Maria Lenk.

Estrutura – Apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, a Unisanta chegou a ser comparada às grandes instituições de ensino  norte-americanas,  pelo  seu  arrojo,  estrutura  e desempenho nas piscinas e em águas abertas.

Desde sua fundação, o Complexo Educacional Santa Cecília segue mantendo seu apoio incondicional ao esporte, da mesma maneira como o adota como instrumento vital no processo educacional, formando gerações de campeões para a vida e para o esporte.