Prof. Aureo Pasqualeto é homenageado com a comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde do Trabalho

153

Com o objetivo de homenagear os profissionais que, nos últimos 30 anos, lutaram para melhorar a qualidade de vida do trabalhador brasileiro e que têm reconhecimento de seus pares, a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho) organiza anualmente a comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho, oferecida aos profissionais e empresários do setor.

O engenheiro e dr. Aureo Pasqualeto Figueiredo, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será um dos homenageados na noite desta quinta-feira (5/12) pela Animaseg, com a Comenda de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) na Categoria Engenheiros de Segurança.

Os comendadores do SST, “atendendo a critérios previamente estabelecidos e por indicação da ANEST, reconhecendo sua destacada atuação em prol da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, o escolheram para receber, em 2019, a Comenda de SST na Categoria Engenheiros de Segurança”, informou a Animaseg ao prof. Aureo Pasqualeto.

Aureo é engenheiro de Segurança do Trabalho há 43 anos, curso que fez na Unisanta. É doutor e mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Sua tese foi sobre : Automação Portuária e Segurança do Trabalho. É formado em Engenharia Operacional Mecânica e Engenharia Civil.Diretor Técnico da ANDEST -Associação Nacional de Docentes dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho, tem dois mandatos de Conselheiro na Câmara Especializada e dois mandatos como Coordenador da Câmara.

Outros cargos e prêmios
– Tem dois mandatos de Diretor de Relações Institucionais do CREA e dois mandatos como Inspetor Engenharia de Segurança na CAF Santos.
– Membro e Coordenador de GT na área de segurança de serviços portuários.
– Diretor Técnico Cultural na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos AEAS. (2011-atual).
– Escreveu matérias relacionadas à Segurança do Trabalho Portuário com periodicidade semanal durante o ano 2012, no site PortoGente.
– Participou de Reunião no Serviço SafeWork da OIT em Genebra.
– Organizador de projeto acadêmico e coordenador de disciplina Engenharia de Segurança Aplicada para o Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica, na Universidade Santa Cecília.
– Desenvolvimento de metodologia METARAP – Metodologia de uso da Automação na Redução de Acidentes Portuários. (Tese do Autor)
– Diretor de Pós Graduação da Unisanta no período 2004-2013.
– Organização de evento Segurança do Trabalho, “Celebrando a Vida” Programas de Mestrado de Engenharia Mecânica e Direito da Saúde. 2017.
– Escreveu Artigos Internacionais e orientou dissertações de mestrardos, TCCs e trabalhos pós-graduação
Profissional do Ano -AEAS 1996
– Medalha do Mérito CREA-SP – Engenharia Paulista 2014

O evento será no Hotel Melia Paulista, na Consolação, em São Paulo, às 19h30 desta quinta-feira.