Previsões do NPH Unisanta são divulgadas no site da Agem Santos, através de parceria

41

O Sistema de alerta para ressacas e alagamentos na Baixada Santista tem apoio do Condesb

Por meio de parceria, a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) está disponibilizando  as previsões e estudos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/Unisanta) em seu site oficial.

Esses alertas fazem parte do sistema Iara-BS — Implantação do Sistema de Alerta para Ressacas e Alagamentos na Baixada Santista e Saci-BS — Sistema de Alerta para Chuvas Intensas na Baixada Santista. São previsões com resolução em nível local, abrangendo todas as nove cidades da Baixada Santista, incluindo os serviços de alerta para toda a população sobre os riscos de eventos meteoceanográficos extremos sob impacto das alterações climáticas, que estão se tornando cada vez mais frequentes e atingem todo o planeta.

Coordenado pela Universidade Santa Cecília, o NPH é um laboratório numérico da Unisanta, que reúne docentes, alunos, pesquisadores e cientistas renomados das Faculdades de Engenharia e Biologia e da área de oceanografia, com mais de 20 anos de atuação, acumulando vasta experiência e uma extensa base de dados meteoceanográficos regionais. No seu escopo, destacam-se pesquisas e consultorias em modelagem numérica, técnicas de aprendizado de máquina, monitoramento ambiental e sistemas de informação geográfica, servindo setores portuários, defesas civis, gestão das águas e saneamento, entre outros serviços.

Em fevereiro deste ano, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb) aprovou, de forma unânime, o apoio integral para financiar e garantir a manutenção e o aprimoramento dos dois sistemas que integram a Sala de Situação dos Recursos Hídricos do CBH-BS, Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, que funcionam no regime contínuo e permanente, 24 horas x 7 dias da semana, para garantir a confiabilidade das previsões e a emissão de alertas com até 4 dias de antecedência para a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).