Previsão de ondas moderadas para este final de semana, informa o NPH-Unisanta

183
Figura 1. Resultado da previsão do modelo de ondas em 23 de junho de 2018 às 12h. A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH), há previsão de ondas moderadas atingirem a região da Baixada Santista (Figura 1) nesse sábado (23/06) com pico da agitação marítima previsto para o domingo (24/06).

Com base nos resultados do modelo de ondas, a previsão é que o mar comece a ficar agitado na madrugada de sábado com ondas moderadas oriundas do quadrante sul, que devem atingir seu ápice entre a noite de sábado e a manhã de domingo, ultrapassando 2 metros de altura nas proximidades da Ilha das Palmas (Figura 2). De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção.

Com relação ao nível do mar, devido a condição astronômica de quadratura não há previsão da maré atingir valores muito elevados durante o final de semana, fazendo com que as ondas não impactem estruturas urbanas com muita energia. Segundo a previsão dos modelos, a maré deve alcançar máximas de 1,4 metros na tarde de sábado (13h20) e 1,5 metros na madrugada de domingo (1h10), representando um aumento de aproximadamente 0,20m em relação à tábua de marés (Figura 3). Entretanto, ressalta-se que esses valores podem ser superados com a ocorrência de rajadas de vento intensas, como a prevista para a manhã de domingo, conforme resultados de alguns modelos meteorológicos.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 10h de quinta-feira (21/06/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a região da Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados coletados pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés em roxo.