O pesquisador, professor e integrante do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília, Renan Braga Ribeiro, participou, na manhã da última terça-feira (11/03), do “Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista”, em Itanhaém.  O encontro teve como pauta: “Enfrentando tempestades, alagamentos e marés de lixo.”

O biólogo Renan Braga levou reflexões sobre: “Ressacas na Baixada Santista: eventos recentes, impactos e sistema de previsão”, tema que ele acompanha minuciosamente pertencendo à equipe do NPH-Unisanta, instituição respeitada e amplamente consultada na Baixada Santista.

Segundo Braga “um ponto importante do evento foi a interação dos participantes com os especialistas na mesa de diálogos, pois o evento propôs uma abordagem mais interativa, e não apenas a abordagem expositiva de nós fazermos uma palestra e respondermos apenas a uma ou duas perguntas”.

O “Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista” também contou com a participação do secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), Sidney Caetano, que falou sobre investimentos em projetos de monitoramento e previsão de eventos extremos de chuvas e ressacas, comentando também a implantação de uma Sala de Situação de Recursos Hídricos para a região da Baixada Santista.

Além do pesquisador da Unisanta e do secretário da CBH-BS, participou também João Malavolta, que fez uma análise da situação local e internacional sobre a poluição dos oceanos. Malavolta foi o único latino-americano a participar da “Expedition Plastic”, expedição científica que percorreu o Oceano Índico e produziu um documentário internacionalmente compartilhado sobre a poluição dos oceanos pelo plástico.

O núcleo contou ainda com as presenças do engenheiro José Augusto Mendes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que abordou a área das políticas públicas tratando da “Manutenção da micro e macrodrenagem urbana”, e de Edgard da Silva, coordenador da Defesa Civil de Itanhaém, que discorreu sobre a atuação do órgão em que trabalha.

Para se inscrever nas edições posteriores do Fórum Pacto Pelas Águas, em Bertioga (11/03) e em Santos (19/03 e 20/03), acesse o site do evento: https://www.funbea.org.br/forum-ppa/