Pesquisador do Projeto Albatroz, pré-incubado no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Floriano Peixoto Borges dos Santos participará, de 18 a 20 de junho, do seminário MundoGEO Connect Latin America 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. Considerado o maior e mais importante do setor na América Latina, o evento será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Floriano será um dos debatedores do Seminário sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), no dia 19h, das 11 às 12h30. Na oportunidade,  será abordado o avanço da tecnologia no Brasil e no mundo, as características de cada veículo, sensor e soluções de pilotagem, legislação de homologação nacional e internacional dos equipamentos e projetos, entre outros temas. O representante da Simepar/Esteio, José Eduardo Gonçalves, também participa do debate.

Durante a conferência, Floriano apresentará um de seus equipamentos mais recentes, o hexapro2, que leva máquina fotográfica profissional a mil metros de altura, com autonomia de voo de 25 minutos, envergadura de 1,32 metros e 13k800.

Projeto Albatroz – A Unisanta é a única instituição particular de ensino do Brasil a desenvolver projetos desse tipo. O Albatroz tem como objetivo projetar, construir e operar os VANT’s exclusivamente para fins pacíficos, entre eles, o monitoramento ambiental, busca e salvamento, coberturas jornalísticas, monitoramento de redes de alta tensão e geoprocessamento. Os veículos são utilizados há anos para executar missões de todos os tipos, principalmente militares. Esse tipo de aeronave evita colocar em risco vidas humanas que estariam tripulando aviões convencionais.

Os VANT’s utilizam aplicações de Mecatrônica, Eletrônica e Computação. Seu controle de voo é feito através de equipamentos computadorizados instalados a bordo e em sua base operacional, proporcionando estabilidade à aeronave e liberdade de planejamento e execução de seu plano de voo, com tecnologia importada. O Projeto Albatroz pretende dominar esta tecnologia, tornando-se independente.

Todas as aeronaves desenvolvidas pelo projeto são capazes de voar de maneira completamente autônoma, obedecendo um plano de voo pré-programado por computador. Concluída a missão pré-estabelecida, retornam sozinhas para a base, sem a necessidade de interferência de um piloto.  Poderão alternar entre o voo controlado por um piloto em terra e o voo autônomo, mesmo durante o desenrolar de uma missão.

Os interessados podem fazer contato pelo e-mail florianopeixoto1@hotmail.com ou (13) 9131-0575.

Aerodesign – Há anos, a Unisanta participa de competições de Aerodesign promovidas pela SAE Brasil. Em 2006, Borges dos Santos introduziu o uso de materiais compostos (fibra de vidro e fibra de compostos), tornando a aeronave extremamente leve e resistente. A equipe conquistou o 5º lugar na competição SAE Brasil de Aerodesign.

NINE – O Núcleo funciona como uma pré-incubadora de empresas, visando o mercado de trabalho para alunos, egressos e professores da Universidade. Desde 15 de outubro de 2008 oferece assessoria técnica e instalações físicas para alunos e professores que possuam projetos inovadores, em produtos, serviços ou processos. Entre os objetivos, está o de despertar o espírito empreendedor, além de aproximar o meio acadêmico e o empresarial.

Cada projeto é apoiado por 18 meses, até que o protótipo adquira maturidade para se transformar em um produto, serviço ou processo com alta incorporação de tecnologia e inovação, e seja considerado apto para ser comercializado.