Capa_AlpinaO lançamento foi feito nesta quinta-feira (13/6), na Unisanta, pelos autores Alpina Begossi, Eduardo Camargo e Salvador Carpi Jr. É o primeiro livro do gênero no País.

Foram cerca de 12 anos de pesquisas no mar, conversando com pescadores e mapeando mais de 4 mil pontos de pesca artesanal no litoral brasileiro, de Santa Catarina ao Nordeste brasileiro, com auxílio de lanchas, botes de borracha, GPS e cartas náuticas.  O resultado – aproximadamente 300 mapas da pesca, centenas de fotografias, gráficos  e descrições científicas sobre os pontos encontrados constam do livro  “Os mapas da pesca artesanal: pesqueiros e pescadores na costa do Brasil, lançado no   dia 13/6 no pátio do Bloco M da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pela Editora Rima.

Alpina Begossi, professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos – Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), uma das autoras, fez doutorado em Ecologia Humana na Universidade da Califórnia, no campus de Davis, Estados Unidos,  e realiza intenso trabalho de pesquisa no litoral brasileiro. As expostas no livro abrangem de 1997 a 2009.

Salvador Carpi Jr, geógrafo, transformou as pesquisas in loco em cartografia, aplicando nos mapas oficiais do litoral os estudos dos autores.  Eduardo Camargo ajudou na logística e nas visitações às famílias e pontos de pesca, estabelecendo um elo entre o trabalho de Alpina Begossi e  Carpi Junior.

Os três trabalham em conjunto, cada um em sua área, há mais dez anos. Camargo e Begossi enfrentaram mares de difícil navegação e,  algumas vezes,  perigos com mau tempo inesperado, arrebentação e armadilhas deixadas por  pescadores, como trilhos de trem presos aos cercos de pesca,  capazes de virar os barcos. A experiência de Camargo, que navega desde 1973 em mares e rios, evitou problemas.

Procedimentos

A marcação dos pontos de pesca foi obtida a partir de informação fornecida pelos pescadores e através dos métodos de abordagem pesqueira e marcação geral dos pontos de pesca.   A escolha de pescadores experientes foi fundamental. Eles acompanhavam a equipe no barco, mostrando os pesqueiros e dando detalhes sobre a tecnologia de pesca utilizada.  Muitas informações partiram de pesquisas anteriores de Alpina Begossi.

A primeira embarcação utilizada foi um barco com motor 75 HP. A segunda foi adquirida por meio da FAPESP. Os GPS utilizados foram Magellan Field-Pro e Garmin III e IV. Os modelos de GPS foram sendo aprimorados ao longo da pesquisa,  em número de satélites e em precisão.

Os prefácios ao livro  são de Priscila Lopes e Renato Silvano. O evento foi organizado pelo Instituto para a Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar – Fisherie and Food Institute (FIFO), sediado na Unisanta, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Unisanta.

Esse é o primeiro livro com mapas no Brasil sobre pesca artesanal. Como não há no País uma legalização nas regras de uso de espaço, os pescadores artesanais da costa brasileira não possuem ainda os mesmos direitos conquistados por pescadores em outros países, informa Alpina Begossi. Em  outros locais, como Okinava, no Japão, os pesqueiros são registrados na prefeitura desde 1902.  Há exemplos de outros países da Oceania e dos Estados Unidos.

Cada região do Brasil identificada pelos pesquisadores ganhou um capítulo, totalizando 9 regiões mapeadas. Os locais estão divididos em: Pântano do Sul, SC; Iguape-Ilha Comprida; Guarujá-Bertioga; Ilhabela e ilhas; Ubatuba; Ilha Grande e Paraty; Ilha Grande e Sepetiba; Guanabara; Nordeste.

No dia 13/6, também foram lançadas as segundas edições dos livros “Ecologia de pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia”, escrita por A. Begossi, N. Hanazaki, N. Peroni, J. Pezzuti, C. Seixas, F. de Castro, RAM Silvano, S. Salivonchyk; e “Diários de Campo da Ilha dos Búzios, dos autores Camargo e Begossi, com prefácio de Renato Silvano. As obras também são da Editora Rima.

Serviço

“Os mapas da pesca artesanal: pesqueiros e pescadores na costa do Brasil. (Editora Rima).

Editora Rima

143 páginas

Onde comprar: www.rimaeditora.com.br  (com desconto, pela internet); www.livrariarima.com.br       aplina@unisanta.br

Apoio: Unisanta/Unicamp/CNPq