Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o pesquisador e consultor do Grupo Internacional TCS da Áustria, Dr. Felix Steyskal, visitou nesta quinta-feira (26), o Laboratório Multidisciplinar de Operações Unitárias da UNISANTA, que transforma óleo de frango, de fritura, de algodão e de pinhão manso em combustível.

“Os trabalhos desenvolvidos na Universidade são muito bons”, disse o pesquisador austríaco, que está no Brasil com o objetivo de conhecer projetos desenvolvidos na área e de realizar parcerias.

“Atualmente estamos procurando parcerias para um trabalho desenvolvido no Mato Grosso, que transforma fezes de porcos em biogás, o gera energia. Com este projeto eles recebem créditos do protocolo de Kyoto, pois transformam algo que seria prejudicial ao meio ambiente em energia”, explicou o pesquisador austríaco que está envolvido em outros projetos nacionais como o da Refinaria de Vilhena, em Rondônia, que também é produtora de biodiesel.

Para o coordenador do Curso de Engenharia Química, Luís Renato Lia, esta visita é importante, pois possibilita novas parcerias. “Primeiro porque abre oportunidades de parcerias com empresas e universidades e também por possibilitar, no futuro, a realização de intercâmbios entre estudantes dos dois países”, disse o professor.

Segundo o coordenador do laboratório, Deovaldo de Moraes Jr, os resultados do laboratório estão sendo positivos e este é um dos principais fatores que fazem outras instituições e profissionais se interessarem pelo trabalho desenvolvido no laboratório da UNISANTA.

As vantagens do biodiesel, reconhecido mundialmente como uma fonte energética valiosa, pois não polui e é mais barata, foram ressaltadas durante o encontro que reuniu, entre outras pessoas, o Prof° Lia, o prof° Deovaldo, o consultor de biodiesel Max Maria Neto e o pesquisador austríaco Felix Steyskal.

Laboratório – O Laboratório da UNISANTA é referência nacional, procurado por instituições de ensino públicas e particulares que, por recomendação do MEC, encomendaram diversos módulos educativos ali produzidos.

É nesse Laboratório, que tem o nome de Professor Oswaldo Bonfanti, que é realizado o primeiro Curso Lato Sensu da região em Engenharia de Petróleo e Gás, iniciado em março de 2006. De acordo com Moraes Jr., os módulos educativos são utilizados em aulas práticas a alunos de diversos níveis: da graduação, desde o primeiro ano de Engenharia, a estudantes de escolas públicas que visitam o Laboratório, e até os que fazem mestrado e doutorado em universidades públicas, orientados pelo coordenador.