Na tarde desta segunda-feira (7), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) recebeu um tubarão fêmea da espécie Carcharias taurus, conhecido popularmente como Tubarão Mangona, de 2,34 metros de comprimento e cerca de 150 quilos, capturado por pescadores, perto da costa da praia de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião, São Paulo.
Segundo o pescador Márcio Silvestre, associado ao Projeto PróPesca = pescando o conhecimento, “o tubarão ficou preso na rede tipo cerco flutuante e posteriormente informei a ocorrência para o Acervo Zoológico da UNISANTA (AZUSC)”.
De acordo comMatheus Rotundo, coordenador do projeto e curador do AZUSC, “o principal objetivo é realizar a caracterização da diversidade ictiológica e o etnoconhecimento pesqueiro (conhecimento popular dos pescadores em relação à pesca) da comunidade de pescadores artesanais da Região de Toque Toque Pequeno.”
O tubarão terá seus parâmetros biológicos analisados, como alimentação e reprodução e será taxidermizado, para posteriormente ficar em exposição no Acervo Zoológico junto aos demais peixes da Coleção Científica da universidade.
Projeto PróPesca- O Projeto, que existe há mais de cinco anos, visa integrar pescadores e pesquisadores e está sendo realizado em diferentes locais e comunidades do estado de São Paulo. “Atualmente está na praia de Toque Toque Pequeno”, explicou Rotundo.
Os alunos do 4º ano de Biologia Marinha, Thiago Neves Valle Brito e Gabriela Mendonça SoaresGodinho, estão desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso, na região de Toque Toque Pequeno, sobre os aspectos quali/quantitativos da diversidade de peixes capturadas junto ao cerco flutuante e as características do etnoconhecimento pesqueiro da comunidade local.