Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e a Dow Brasil Sudeste Industrial LTDA programaram uma série de atividades no próximo dia 11, domingo, dentro do Programa Mangue Limpo. Idealizado pelo Painel Consultivo Comunitário do Guarujá, com apoio da Universidade, o programa atua há quatorze anos naquele município, com ações voltadas para as áreas da saúde, educação, segurança e meio ambiente.

A comemoração será realizada no Clube da ADC Dow – nas dependências da unidade Guarujá da Dow Brasil – e constará do seguinte programa:

Às 9 horas haverá apresentação do Programa Mundo Marinho, pelo Canal Universitário, para mais de 350 alunos de Ensino Fundamental de escolas do Guarujá, além de convidados. Um vídeo mostrará, entre outros assuntos, o manguezal e também depoimentos dos alunos de Biologia Marinha da UNISANTA, que fazem estágio no Programa Mangue Limpo. Em seguida, as crianças convidadas participarão de um concurso de músicas com tema Manguezal.

Entre outras atividades, haverá passeio ambiental de lancha pelo Rio Santo Amaro, com um grupo já determinado de pessoas, soltura de camarões produzidos na Estação de Larvicultura do Programa Mangue Limpo, visita a Estação Manguezal, que mantém Larvicultura – criação de pós-larvas de camarões – minimuseu do manguezal e viveiro de mudas de plantas de mangue.

A partir dessa data, a programação promovida pela Dow Brasil/UNISANTA passa a integrar o calendário oficial de atividades da Semana do Meio Ambiente do município de Guarujá.

Visitas monitoradas – As escolas interessadas em participar de visitas ao Programa Mangue Limpo, da Dow Brasil/UNISANTA, podem entrar em contato pelo telefone: (13) 3358-8602, no horário comercial.

As visitas acontecem às terças e quintas, das 10h às 12 horas e das 14h às 16h. Já visitaram o local grupos de Pós-Graduação e de graduação em Ciências Biológicas da UNISANTA, esse último como parte da disciplina optativa de Aqüicultura, além de alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da região.

A monitoria dessas visitas é realizada por alunos do Curso de Ciências Biológicas da UNISANTA, instituição com a qual a Dow Brasil mantém convênio há quatro anos visando ao desenvolvimento do Programa Mangue Limpo.