NPH-Unisanta informa: Previsão de maré abaixo do normal nos próximos dias

488

Devido a atuação de um sistema de alta pressão no oceano, com ventos oriundos do quadrante norte-nordeste na região oceânica, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão é de maré abaixo do normal para os próximos dias, com os níveis durante a baixa-mar próximos a -0,3m e -0,4m na Baía de Santos, conforme mostrado na tabela abaixo, representando assim diminuições de até 40cm em relação à tábua de marés. No interior do estuário o fenômeno se intensifica, com previsão dos níveis durante a baixa-mar em torno de -0,4m e -0,5m (Tabela 1, Figuras 1 e 2).

Com relação a agitação marítima, a previsão é de mar calmo e ondas em torno de 0,5m nos próximos dias. Portanto, sem risco de ocorrerem alagamentos ou impactos em estruturas urbanas devido às condições de maré e ondas nas cidades da região.

Boletim emitido às 12h de terça-feira (27/08/2019). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.