O 1° Encontro Regional de Celebração à Semana de Arte Moderna de 22 foi destaque do jornal A Tribuna desta terça-feira (27/8).  O Caderno Galeria, na página D-1, informa sobre o evento programado para o dia 3/9, às 19h, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília.

Júlia Moura, estágio acadêmico

A palestra Cultura e Educação – os desafios atuais do Brasil no centenário do marco da modernidade será o marco inicial para o encontro e contará com o jornalista Carlos Conde e a as doutoras Lucia Teixeira e Sílvia Teixeira Penteado, presidente e reitora da Unisanta, respectivamente.  Nessa palestra, Conde, Lúcia e Sílvia contarão “um pouco da participação dos críticos de arte Patrícia Galvão, a Pagu, e Geraldo Ferraz no movimento, e dos desdobramentos do modernismo, principalmente nas artes e na educação. ”

O jornal informa que a palestra lança o projeto que visa destacar a ligação do movimento modernista com a região. “Perto de completar 100 anos, a Semana de Arte Moderna de 22 continua a inspirar os rumos da cultura.  E a ligação dos principais expoentes do movimento modernista com Santos e região faz com que as comemorações para o centenário sejam destaque por aqui ”, escreveu a redatora. E mais:

“‘Em 22, um Brasil provinciano comportava a Semana de Arte Moderna. Em uma sociedade mais abrangente como a nossa, a renovação assume novas formas. O testemunho de Pagu e outros modernistas nos recorda a necessidade de preparar o terreno para uma sociedade fraterna”, analisa a escritora Lucia Teixeira, biógrafa de Pagu e presidente do Centro Pagu Unisanta. ”

Contextualizando, o jornal relembra a Semana que marcou a cultura brasileira: “Considerada um marco histórico na cultura nacional, a Semana de 22 aconteceu de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal, na Capital, quando um grupo de artistas – entre eles Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos – que se reuniu em várias apresentações artísticas como objetivo de trazer uma visão de vanguarda da cultura, que destacasse a brasilidade em seu conceito. ”