As áreas da Engenharia de Produção

221

O engenheiro de produção é o profissional responsável por fazer uma ligação entre as áreas técnicas e administrativas de uma organização e aprimorar o processo de atividades industriais, empresariais ou institucionais.

Sua participação é fundamental não só em indústrias, mas também em diversos ramos. Neste post, vamos mostrar algumas áreas da Engenharia de Produção!

 

Logística

Começando pela área de Logística, o engenheiro de produção é responsável por cuidar de tudo que envolve transporte, armazenamento e estoque de produtos. Seus principais objetivos na empresa são reduzir custos, garantir que todo o material produzido esteja disponível para venda e melhorar os processos.

 

Organizacional

A área organizacional consiste em elaborar planejamentos estratégicos de tarefas e avaliações de desempenho, analisar o perfil do negócio, entre outros, focando no crescimento da empresa.

 

Trabalho

A área de Engenharia do Trabalho pode parecer estranha pelo nome, mas ela funciona da seguinte forma: o profissional tem a responsabilidade de avaliar e administrar a mão de obra para a produção de bens ou a prestação de serviços, além de ver os custos, instalações e prazos para possibilitar a execução do trabalho.

 

Economia Empresarial

Já nesta área, o profissional cuida da vida financeira da empresa e gerencia os custos e aplicações de recursos.

 

Produto

Nesta área, o engenheiro de produção pode trabalhar em diversas etapas da produção, desde a idealização do item até o lançamento dele no mercado ou seu descarte. Também pode atuar no estudo do mercado para a melhoria de produtos já existentes ou encontrar soluções para consumidores.

 

Na Unisanta, o curso de Engenharia de Produção é reconhecido pelo MEC com excelente avaliação e os alunos fazem trabalhos práticos desde o início do curso. Muitos desses projetos estimulam o espírito esportivo e proativo, como corridas de triciclos e quadriciclos!

E aí, você identificou com alguma área? Então, não deixe de fazer sua inscrição no nosso Vestibular. Acesse: https://vestibular.unisanta.br/