Resultado do modelo de ondas para sábado (11/ago. 0h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, o mar começou a ficar agitado na manhã de hoje. Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram esse aumento da agitação marítima, com ondas de 1,4 metros no início da manhã. A previsão é que a agitação aumente e durante a madrugada as ondas podem ultrapassar 2,5 metros na região da Baía de Santos (Figuras 1). Essa condição de mar agitado deve permanecer durante todo final de semana (Figura 2).

Além disso, o nível do mar previsto estará acima da tábua de marés. Segundo os resultados dos modelos, no sábado a maré poderá ultrapassar 1,9m por volta das 15h na região da Ponta da Praia e 2,0m na Ilha Barnabé, representando aumento de 40cm em relação à tábua de marés (Figura 3).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas do quadrante sul com altura significativa entre 2,0 e 3,0m e do nível do mar entre 1,8 e 2,0 metros.

Se a previsão se mantiver, não são esperados impactos significativos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas, entretanto, a conjugação das ondas com a maré elevada poderá ocasionar alagamentos.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim atualizado às 10h de sexta-feira (10/08/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto.
Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos).